O DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO DIREITO E OBJETIVO EDUCACIONAL NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumen

A preocupação com o desenvolvimento humano é pauta atual em diversos campos de estudos e pesquisas. Desenvolver plenamente as crianças por meio da educação escolar tem sido o objetivo primeiro das escolas de Educação Infantil. Este trabalho se propôs a realizar uma análise do documento da Política Curricular atual (BNCC – EI, versão de 2017), observando as regularidades sobre o sentido que é atribuído ao desenvolvimento humano e que podem dar vazão à construção de propostas curriculares atualmente. Nesse percurso, foram formuladas duas categorias que constituíram a análise documental: (a) o desenvolvimento humano como direito educacional; e (b) o desenvolvimento humano como objetivo curricular. Cumpre dizer que, mesmo se autodeclarando relevante e manifestando seu compromisso com equidade, contemplado plenamente no documento, observou-se que a BNCC acabou por não abordar, de forma direta, questões relacionadas às especificidades que atravessam as vivências de cada criança. Assim, constatou-se que o desenvolvimento humano ainda está aprisionado em uma perspectiva organicista e linear, bastante comum em modelos tradicionais de educação. Para concluir, faz-se a seguinte pergunta: o pleno desenvolvimento é para todos? Utilizou-se como ferramenta analítica o conceito de democracia – inspirado nos escritos de John Dewey –, a fim de trazer discussões pertinentes ao tema que poderão auxiliar na construção de currículos mais democráticos no processo de escolarização da infância brasileira.

Biografía del autor/a

Cássia Maria Lopes Dias Medeiros, UNISINOS

Graduação em PSICOLOGIA e em PEDAGOGIA, MESTRADO em Educação. Atualmente é Coordenadora de Formação de Professores em Inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Teresina e Professora da Universidade Estadual do Piauí - UESPI e da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Doutoranda em Psicologia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

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Publicado
2022-09-28