A EDUCAÇÃO EM KANT: A INTERSECÇÃO DA MODERNIDADE E DA CONTEMPORANEIDADE
Resumen
O artigo discute as contribuições das obras Sobre a Pedagogia (1999), Textos Seletos (1985), e outras, de Immanuel Kant, à educação contemporânea. A análise de tais obras nos permite identificar ideias sobre o homem e sua formação pedagógica, fornecendo uma ótica introdutória em relação à educação baseada nos princípios do cuidado, disciplina, instrução e formação. Ao afirmar que educação é o princípio de emancipação do homem da animalidade, Kant situa a pedagogia como elemento fundamental para construção de uma sociedade racional. Desse modo, consideramos que as contribuições kantianas trazem caracteres importantes a serem discutidos no âmbito educacional contemporâneo, tendo em vista a necessidade de perfilharmos um caminho onde o esclarecimento nos levará a emancipação e ao alcance de uma sociedade em pleno progresso.
Citas
ARENDT, H. A condição humana. Trad. De Roberto Raposo, 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000.
HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Trad. De Ana Maria Bernardo. Lisboa: D. Quixote, 1990.
KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 2.ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.
KANT, I. O que é Esclarecimento? In: KANT, I. Textos seletos. Trad. De Raimundo Vier. Petrópolis: vozes, 1985.
LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex. 1999.
MENEZES, Edmilson. Cartas sobre educação e ensino, de Immanuel Kant. Tradução de Edmilson Menezes. Cadernos de Filosofia Alemã. Jan.-Jun. 2016.
MENEZES, Edmilson. Kant e a ideia da educação das luzes. Rev. Educação e Filosofia. Uberlândia. Vol. 14, n. 27/28 jan./jun./jul./dez. 2000. pp 113-126. RIBEIRO, Sergio A.
OLIVEIRA, E & MENEZES, E. Modernidade Filosófica: Um Projeto, Múltiplos Caminhos, Ed. UFS, 2011.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
ZANCANARO, Lourenço. Educação para a liberdade: uma perspectiva Kantiana. Rev. Bioethikos- Centro Universitário São Camilo - 2011; vol. 5, p. 93-97.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).