NARRATIVAS DECOLONIAIS: A CONSTRUÇÃO DE OUTRAS ESPACIALIDADES NO ACOLHIMENTO DE ACADÊMICOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Palavras-chave: Saberes Tradicionais. Decolonialidade. Povos Tradicionais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre as ações de acolhimento realizadas no triênio de 2017 a 2019 pela Coordenação de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Tocantins, em parceria com o GTIQ (Grupo de trabalho indígena e quilombola), no sentido de acolher acadêmicos indígenas e quilombolas ingressantes, estabelecer a interlocução entre estes alunos e os acadêmicos veteranos e valorizar os saberes tradicionais no espaço acadêmico. Partindo do entendimento de que os alunos oriundos de comunidades tradicionais ao ingressarem no espaço acadêmico, por muitas vezes, não se identificam ou conseguem se ver nesses espaços. Os fazeres, as práticas e dinâmicas vivenciadas nas comunidades tradicionais, as quais fazem parte de sua formação, são por muitas vezes negligenciadas pelos espaços formais de educação, o que ocasiona o sentimento de não pertença desses alunos e dificuldades de interação, o que impacta em seu desempenho acadêmico e na permanência na universidade.

Biografia do Autor

Solange Aparecida Nascimento, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia. 

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Publicado
2022-05-12