ASPECTOS DA FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DE ISAAC GOLDBERG: UMA ANÁLISE DE BRAZILIAN LITERATURE

Resumen

Publicada em setembro de 1922, a obra de Isaac Goldberg, intitulada Brazilian Literature, representa um importante marco na divulgação e sistematização da literatura brasileira pelo ponto de vista de um escritor norte-americano. Dividida em duas partes, intituladas “An outline history of Brazilian Literature” e “Representative personalities”, a obra do crítico oferece um panorama que destaca os principais momentos da história da literatura brasileira e seleciona os escritores com mais representatividade. Escrita em Língua Inglesa, a obra de Goldberg é influenciada pelas histórias da Literatura Brasileira de Silvio Romero, publicada em 1888, de José Veríssimo (1916) e de Ronald de Carvalho (1920).  O objetivo desse trabalho, portanto, é analisar a vinculação do método crítico de Isaac Goldberg em relação aos métodos utilizados pelos intelectuais brasileiros para compor as três primeiras histórias da Literatura Brasileira.

Biografía del autor/a

Marcio Roberto Pereira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Pós-doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara).  Doutor e Mestre em LETRAS pela UNESP (Assis). Docente e pesquisador na UNESP-Assis, na área de Literatura Portuguesa. 

 

Citas

BARBOSA, João Alexandre. “Paixão interpretativa”. In: _________. A leitura do intervalo. São Paulo: Secretaria Estadual de Cultura; Iluminuras, 1990

_______________. Reflexões sobre o método. Itinerários, Araraquara, n. 24, 15-31, 2006.

CARTER, Rosemary de Paula Leite. Monteiro Lobato acontece na América: análise de duas transposições do conto "O Engraçado Arrependido" de Monteiro Lobato para o idioma inglês, respectivamente, em 1925 e 1947 e a relação intelectual entre o crítico Isaac Goldberg e o autor brasileiro. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. 365 f.

CARVALHO, Ronald. Pequena História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Briguiet & Cia., 1968.

ELIOT, T.S. Tradition and Individual Talent. 20th Century Literary Criticism. Longman: London, 1992.

GOLDBERG, Isaac. Brazilian Literature. New York: Alfred A. Knopf, 1922

GOLDBERG, Isaac. A Boston Boyhood. In: The American Mercury, July 1929, pp. 354-361

GOLDBERG, Isaac. Introduction. In: LOBATO, Monteiro. Brazilian Short Stories. Série Little Blue Books, nº 733. Girard, Kansas: Haldeman-Julius Company, 1925.

KUSHNER, Eva. Articulação histórica da literatura. In: ARGENOT, Mark (et alii). Teoria literária: problemas e perspectivas. Tradução de Ana Luisa Faria & Miguel Serras Pereira. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

LIVRO DO CENTENÁRIO: 1500-1900. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1902.

VERÍSSIMO, José. Historia da literatura brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908). 1o milheiro. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves & Cia, 1916

VERÍSSIMO, José. A nossa evolução literária. In:. Últimos estudos de literatura brasileira: sétima série. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

Publicado
2022-05-17