ASPECTOS DA FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DE ISAAC GOLDBERG: UMA ANÁLISE DE BRAZILIAN LITERATURE

Palavras-chave: Isaac Goldberg. História da Literatura. Crítica.

Resumo

Publicada em setembro de 1922, a obra de Isaac Goldberg, intitulada Brazilian Literature, representa um importante marco na divulgação e sistematização da literatura brasileira pelo ponto de vista de um escritor norte-americano. Dividida em duas partes, intituladas “An outline history of Brazilian Literature” e “Representative personalities”, a obra do crítico oferece um panorama que destaca os principais momentos da história da literatura brasileira e seleciona os escritores com mais representatividade. Escrita em Língua Inglesa, a obra de Goldberg é influenciada pelas histórias da Literatura Brasileira de Silvio Romero, publicada em 1888, de José Veríssimo (1916) e de Ronald de Carvalho (1920).  O objetivo desse trabalho, portanto, é analisar a vinculação do método crítico de Isaac Goldberg em relação aos métodos utilizados pelos intelectuais brasileiros para compor as três primeiras histórias da Literatura Brasileira.

Biografia do Autor

Marcio Roberto Pereira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Pós-doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara).  Doutor e Mestre em LETRAS pela UNESP (Assis). Docente e pesquisador na UNESP-Assis, na área de Literatura Portuguesa. 

 

Referências

BARBOSA, João Alexandre. “Paixão interpretativa”. In: _________. A leitura do intervalo. São Paulo: Secretaria Estadual de Cultura; Iluminuras, 1990

_______________. Reflexões sobre o método. Itinerários, Araraquara, n. 24, 15-31, 2006.

CARTER, Rosemary de Paula Leite. Monteiro Lobato acontece na América: análise de duas transposições do conto "O Engraçado Arrependido" de Monteiro Lobato para o idioma inglês, respectivamente, em 1925 e 1947 e a relação intelectual entre o crítico Isaac Goldberg e o autor brasileiro. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012. 365 f.

CARVALHO, Ronald. Pequena História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Briguiet & Cia., 1968.

ELIOT, T.S. Tradition and Individual Talent. 20th Century Literary Criticism. Longman: London, 1992.

GOLDBERG, Isaac. Brazilian Literature. New York: Alfred A. Knopf, 1922

GOLDBERG, Isaac. A Boston Boyhood. In: The American Mercury, July 1929, pp. 354-361

GOLDBERG, Isaac. Introduction. In: LOBATO, Monteiro. Brazilian Short Stories. Série Little Blue Books, nº 733. Girard, Kansas: Haldeman-Julius Company, 1925.

KUSHNER, Eva. Articulação histórica da literatura. In: ARGENOT, Mark (et alii). Teoria literária: problemas e perspectivas. Tradução de Ana Luisa Faria & Miguel Serras Pereira. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

LIVRO DO CENTENÁRIO: 1500-1900. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1902.

VERÍSSIMO, José. Historia da literatura brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908). 1o milheiro. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves & Cia, 1916

VERÍSSIMO, José. A nossa evolução literária. In:. Últimos estudos de literatura brasileira: sétima série. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

Publicado
2022-05-17