EDITORIAL

Resumo

O dossiê “Reavaliando a Avaliação na Educação Infantil: Abraçar a Mudança” organizado para a “Revista Humanidades & Inovação” reúne artigos de pesquisadores do Brasil e Portugal engajados na superação de abordagens da avaliação na e da educação infantil somente em perspectivas comportamentalista, desenvolvimentista ou cronológica, as quais normatizam suas idades e fases da vida. A avaliação, atividade característica de todas as etapas da Educação Básica, perpassa por diversos dilemas e contradições, apresenta-se como um tema polêmico, polissêmico e que muitas vezes se encontra em uma linha tênue no seu pensar e fazer na educação infantil, principalmente quando compreendemos que a avaliação é um processo no qual o docente também poderá avaliar-se enquanto organizador e mediador das ações pedagógicas.

Biografia do Autor

Ana Cristina Coll Delgado, UNOESC

Doutora em Educação, Universidade do Oeste de Santa Catarina. 

Lourival José Martins Filho , UDESC

Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização. Professor Titular de Alfabetização e Letramento do Departamento de Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Coordenador do Programa Olhares - Saberes e Fazeres em Alfabetização, Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica e Coordenador de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Representante catarinense no FORPIBID/RP. Integrante do GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Estágio pós doutoral na Escola de Educação e Humanidades - PUC/PR.

Referências

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Publicado
2021-02-24