PROJETO “SOBRE TODAS ELAS”: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O COMBATE AO ASSÉDIO SEXUAL CONTRA A MULHER
Resumen
O enfrentamento da violência contra a mulher exige esforços de toda a população em virtude da sua magnitude. Nesta perspectiva, foi desenvolvido o projeto de extensão "Sobre Todas Elas", que oportunizou o relacionamento entre universidade e sociedade em prol da prevenção e combate ativo deste fenômeno. O objetivo do presente estudo foi relatar a experiência de discentes da Universidade Estadual do Tocantins no desenvolvimento de uma atividade inclusa no cronograma do projeto. A ação aconteceu em duas etapas nas escolas públicas do município de Augustinópolis – TO, e contou com a participação de aproximadamente 90 alunos do ensino fundamental e médio. O encontro promoveu uma exposição sucinta sobre a violência de caráter sexual através de um “Assediômetro”, contendo exemplos de situações leves, moderadas e graves. A construção dessa comunicação trouxe benefícios tanto para o campo social quanto acadêmico, em vista da democratização do conhecimento e capacitação profissional dentro do contexto abordado.
Citas
GARCIA, Leila Posenato. A magnitude invisível da violência contra a mulher. Epidemiologia e Serviços de Saúde [online], v. 25, n. 3, p. 451-454, 2016. Disponível em:
UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste. Núcleos Maria da Penha de Guarapuava e Irati lançam material sobre assédio. Mídia e memória sem fronteiras, 2017. Disponível em:
UNITINS – Universidade Estadual do Tocantins. Extensão. Portal Unitins, 2020. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).