ENTRE O INVERNO E A PRIMAVERA, “NÁRNIA ACONTECE”: PAISAGEM, LIBERDADE E OPRESSÃO EM O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA

Palavras-chave: O Leão. A Feiticeira e o Guarda-roupa. Inverno-Primavera. Paisagem. Liberdade. Opressão.

Resumo

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa, livro que compõe As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, narra as aventuras de quatros irmãos: Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro, ao adentrarem em um Guarda-Roupa mágico na casa de um velho professor e desvelarem o país de Nárnia, com seus inusitados habitantes, nas fronteiras do imaginário. Sob o ar dessa experiência, nosso objetivo é analisar a figuração da paisagem na sua relação com os fenômenos do “Inverno” e da “Primavera”, enquanto materializações das características dos respectivos governantes: Feiticeira Branca e Aslam. Nesse sentido, aproximamos a ciência e a arte ao utilizarmos a Geografia Humanista Cultural, de abordagem fenomenológica, e a Literatura para traçarmos uma ótica interdisciplinar que usufrua das categorias Espaço, Lugar, Topofilia, Topofobia, Espaciosidade e Apinhamento. Para tanto, autores como Tuan (2005; 2012; 2013), Relph (2015), Dardel (2015), Bachelard (2008) e Feitosa (2018) nos são caros para o presente estudo.

Biografia do Autor

Gabriel Vidinha Corrêa, Instituto Federal Baiano (IF Baiano)

Doutorando em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UEBA). Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor do Instituto Federal Baiano. Integrante do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura (GEPLIT/UFMA), do Grupo de Estudos em Lingua(gem) e Crítica Cultural (UNEB) e vice-líder do Laboratório de Estudos em Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano (LIDAH/IF BAIANO). 

Imaíra Pinheiro de Almeida da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestra em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA); Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Advogada.  Membro do Grupo de Pesquisa em Gênero, Memória e Identidade (GENI/UFMA). Integrante do Laboratório de Estudos em Políticas Linguísticas, Interação e Desenvolvimento Humano (LIDAH/IF BAIANO). Membro do Grupo de Estudos em Direito Constitucional da OAB-MA. 

Referências

ALBERTO BRANDÃO, Luis. Teorias do espaço literário. Belo Horizonte: Perspectiva/FAPEMIG, 2013.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BARTHES, Roland. Aula. Trad. de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário Mítico-Etimológico. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2016.

DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: a natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FARAH, Paulo Daniel. Geografia da ausência: o espaço na Literatura Palestina (da terra natal ao Brasil). (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004.

FEITOSA, Márcia Manir Miguel. A representação do espaço e do poder em Mário de Carvalho: uma apologia da subversão. São Luís: Café e Lápis, 2018.

FEITOSA, Márcia Manir Miguel; MORAES, Cláudia Letícia Gonçalves; COSTA, Janete de Jesus Serra. O entrelaçamento de fios entre a Geografia e a Literatura: a construção de um saber múltiplo. Revista NUPEM (Online), v. 4, p. 185-193, 2012.

HOMERO. Hino homérico II: a Demeter. Tradução de Leonardo B. Antunes. Neolympikai, 24 jun. 2015. Disponível em: http://neolympikai.blogspot.com/2015/06/hino-homerico-2-demeter.html. Acesso em: 30 jan. 2021.

KURY, Mário da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. 8. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

LEWIS, C. S. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas. Trad. Paulo Mendes Campos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

LIMA, Cleidimar Fernandes. O simbolismo religioso no filme As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, baseado na obra de Clives Staples Lewis. 2020. 92 p. Dissertação. (Mestrado em Letras) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/11624/2901. Acesso em: 24 jan. 2021.

MCGRATH, Alister. A vida de C. S. Lewis: do ateísmo às terras de Nárnia. Tradução de Almiro Pisetta. São Paulo: Mundo cristão, 2013.

MELLO, João Baptista Ferreira de. A humanística perspectiva do espaço e do lugar (The humanistic perspective of space and place). Revista ACTA Geográfica, v. 5, n. 9, p. 07-14, 2011.

OLIVEIRA, Lívia de. O sentido de lugar. In: MARANDOLA JR, Eduardo; HOLZER, Werther, OLIVEIRA, Lívia de (Orgs,). Qual o espaço do lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

RELPH, Edward. Place and placelessness. London: Pion, 1976.

RELPH, Edward. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de Lugar In: MARANDOLA JR, Eduardo; HOLZER, Werther, OLIVEIRA, Lívia de (Orgs,). Qual o espaço do lugar? Geografia, Epistemologia, Fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2014.

SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SERPA, Talita; ROCHA, Celso Fernando; SOARES, Vanessa Prestes. A construção da personagem Aslan e suas relações com o universo cristão em língua inglesa e em língua portuguesa: um estudo baseado no corpus da obra de C. S. Lewis. Ilha Desterro, Florianópolis, v. 71, n. 1, p. 77-102, jan. 2018.

SERRA, Orped. Navegações da cabeça cortada: breve incursão no campo dos Estudos Clássicos. Salvador: EDUFBA, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia Oliveira. Londrina: Eduel, 2013.

Publicado
2022-05-17