EDUCAÇÃO SEXUAL INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES (AS): ANÁLISE DO CONTEXTO PORTUGUÊS E BRASILEIRO
Resumen
Esta pesquisa descritiva investigou e comparou as concepções de 48 professores(as) no Brasil e 45 em Portugal sobre sexualidade e educação sexual (ES) de alunos(as) da educação especial de escolas públicas inclusivas, que responderam a um questionário, para análise quantitativa. Nos dois países, os(as) professores(as) observaram nos(as) alunos(as) os comportamentos: perguntas sobre sexualidade, beijos, namoros e curiosidades comuns a outros jovens, mas também comportamentos inadequados como mexer no próprio corpo publicamente e no de outras pessoas. Consideram os(as) alunos(as) desinformados sobre sexualidade e suas fontes de informação os “familiares” e “internet” (Portugal) e “professores” e “familiares” (Brasil). São favoráveis à ES na escola, acreditam que seja seu papel fazer isso, mas não se sentem preparados (as). Os dados foram semelhantes nos dois contextos, a despeito da ES ser lei em Portugal e no Brasil não e, concluímos que uma formação dos(as) professores(as) seria necessária para a educação sexual inclusiva.
Citas
AMOR PAN, J. R. Afetividade e sexualidade na pessoa portadora de deficiência mental. Tradução de Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2003.
ADEREMI, T. J. Teachers’ perspectives on sexuality and sexuality education as learners with intellectual disabilities in Nigeria. Sex Disability, n. 32, p. 247-258, 2014.
ALBUQUERQUE, P. P.; ALMEIDA, M. A. Sexualidade e deficiência intelectual: um curso de capacitação de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 228, p. 408-423, 2010.
BANDEIRA, J.; ZUGE, S. S.; BRUM, C. N. de; POTRICH, T.; SCHMALFUSS, J. M. R A. Percepção de educadores sobre a orientação sexual na escola: um solo que nunca pisaram. J Nurs UFPE on line, Recife, v. 10, n. 3, p. 1102-8, 2016.
BASTOS, O. M.; DESLANDES, S. F. Sexualidade e deficiência intelectual: narrativas de pais de adolescentes. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 1031-1046, 2012.
BORTOLOZZI, A.C; VILAÇA, T. A educação sexual inclusiva e a formação de professores(as). São Paulo: cultura acadêmica, 2020.
BORTOLOZZI, A.C.; VILAÇA, T. Educação sexual na educação inclusiva: atitudes de professores diante de situações projetivas envolvendo comportamentos sexuais de alunos. Revista Diversidade e Educação, v.8, n.1, p. 190-211, jan-jun, 2020.
BLACKBURN, M. Sexuality and Disability. Oxford, UK: Butterworth Heinemann, 2002.
CHIRAWU, P.; HANASS-HANCOCK, J.; ADEREMI, T. J.; REUS, L.; HENKEN, A. A. Protect os emable? Teachers Beliefs and Practices Regarding Provisiono f Sexuality Education to leatners with Disability in KwaZulu-Natal, South Africa. Sex Disabil, v. 32, p. 259-277, 2014.
COUWENHOVEN, T. Teaching children with Down Syndrome about their bodies, boundaries and sexuality - a guide for parents and professionals. 1a ed. Bethesda, USA: Woodbine House, 2007.
CURSINO, H. M.; RODRIGUES, O. M. P. R.; MAIA, A. C. B.; PALAMIN, M. E. G. Orientação sexual para jovens e adultos com deficiência auditiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, n. 1, p. 29-48, 2006.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa, 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405p.
FRANÇA, D. N. O. Direitos sexuais, políticas públicas e educação sexual no discurso de pessoas com cegueira. Revista Bioética (Impr), v. 22, n. 1, p. 126-133, 2014.
FREIXO, M.J. Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. 2ª ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2010.
FONTES, F. Pessoas com deficiência em Portugal. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: A vontade de saber. 2. ed. Trads. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GESSER, M.; NUEMBERG, A. H. Psicologia, Sexualidade e Deficiência: novas perspectivas em Direitos Humanos. Revista Ciência e Profissão, v. 34, n. 4, p. 850-863, 2014.
GESSER, M., OLTRAMARI, L. C.; PANISSON, G. Docência e concepções de sexualidade na educação básica. Psicologia & Sociedade, v. 27, n. 3, p. 558-568, 2015.
GONÇALVES, R. C.; FALEIRO, J. H.; MALAFAIA, G. Educação sexual no contexto familiar e escolar: impasses e desafios. Holos, v. 5, p. 251-263, 2013.
HANASS-HANCOCK, J.; HENKEN, S.; PRETORIUS, L.; REUS, L.; van BRAKEL, W. The Cross-Cultural Validation to Measure the Needs and Practices of Educators: who Teach Sexuality Education to Learners with a Disability in South Africa. Sexuality and Disability. v. 32, p. 279-298, 2014.
HEIGHWAY, S. M.; WEBSTER, S. K. S.T.A.R.S. - A Social Skills training Guide for teaching assertiveness, relationship skills and sexual awareness. Texas: Future Horizons, Inc., 2008. 189p.
KAUFMAN, M., SILVERBERG, C.; ODETTE, F. The ultimate guide to sex and disability – For all of us who live with disabilities, chronic pain e illness (2ª ed). Califórnia/USA: Cleis Press, 2003.
KRUPA, C.; ESMAIL, S. Sexual Healht Education for children with visual impairments: talking about sex is not enough. Journal of Visual Impairment & Blindness, v. 104, n. 106, p. 327-337, jun., 2010.
KVAM, M.H. Experiences of childhood sexual abuse among visually impaired adults in Norway: prevalence and characteristics. Journal of Visual Impairment & Blindness, p. 5-14, 2005.
MAIA, A. C. B. Inclusão e Sexualidade: na voz de pessoas com deficiência física. Curitiba: Juruá, 2011.
MAIA, A. C. B. Vivência da sexualidade a partir do relato de pessoas com deficiência intelectual. Psicologia em Estudo, v. 21, n. 1, p. 77-88, 2016.
MAIA, A. C. B.; ARANHA, M. S. F. Relatos de professores sobre manifestações sexuais de alunos com deficiência no contexto escolar. Interação (Curitiba), v. 9, n. 1, p. 103-116, 2005.
MAIA, A. C. B.; REIS-YAMAUTI, V. L.; SCHIAVO, R. A.; CAPELLINI, V. L. M. F.; VALLE, T. G. M. Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015.
MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Educação Sexual: princípios para a ação. Doxa Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 15, n. 1, p. 41-51, 2011.
MAIA, A. C. B ; VILAÇA. A.C.B Sexualidade e deficiência: apontamentos sobre a educação sexual na escola inclusiva. In: RIZZA, J.L.; MAGALHÃES, J.C.; RIBEIRO, P.R.C.R.; COSTA, A.L.C. (Org.) Tecituras – sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar. Rio Grande: Ed da FURG, 2019, p.155-169.
MATOS, M. G.; REIS, M.; RAMIRO, L.; RIBEIRO, J. P.; LEAL, I. Educação sexual em Portugal: legislação e avaliação da implementação nas escolas. Psicologia, Saúde & doenças, v. 15, n. 2, p. 335-355, 2014.
MELO, M. R.; BERGO, M. S. A. A. Atuação do professor diante de manifestações da sexualidade nos alunos portadores de deficiência mental. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 9, n. 2, p. 227-236, 2003.
MELO, M. R. A sexualidade de estudantes deficientes mentais: experiências de professoras do ensino fundamental em Sergipe. Linhas, UDESC, v. 7, n. 1, p. 1-15, 2007.
MENDES, M. J. G.; DENARI, F. E. Deficiência e sexualidade: uma análise bibliométrica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. 2, p. 1357-1374, 2019. Disponivel em:
MORALES, A. S.; BATISTA, C. G. Compreensão da Sexualidade por Jovens com Diagnóstico de Deficiência Intelectual. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 235-244, 2010.
NUNES, C.; SILVA, E. A educação sexual da criança: subsídios teóricos e propostas práticas para uma abordagem da sexualidade para além da transversalidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
REUS, L. de.; HANASS-HANCOCK, J.; HENKEN, S.; BRAKEL, W. Van. Challenges in providing HIV and sexuality education to learners with disabilities in South Africa: the voice of educators. Sex Education, v. 15, n. 4, p. 333-347, 2015.
ROHLEDER, P. Educators´s ambivalence and managing anxiety in providing sex education for people with learning disabilities. Psychodynamic Practice, v. 16, n. 2, p. 165-182, 2010.
SCHWIER, K. M.; HINGSBURGER, D. Sexuality - your sons and daughters with intellectual disabilities. (3a ed.). Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co, 2007.
SOUZA, C. J. de.; DENARI, F. E.; COSTA, M. P. R. da. O discurso das pessoas com deficiência física sobre a própria sexualidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2177-2192, out./dez. 2017. Disponível em:
UNESCO. Orientação Técnica Internacional sobre Educação em Sexualidade: uma abordagem baseada em evidências para escolas, professores e educadores em saúde, v. 1. (Trad. Rita Brossard). Brasília: Unesco, Setor Educacional, 2010.
VIEIRA, C. M.; COELHO, M. A. Sexualidade e deficiência intelectual: concepções, vivências e o papel da educação. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 7, n. 13, p. 201-211, 2014.
VIEIRA, P. M.; MATSUKURA, T. S. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, 2017.
VILAÇA, T. Acção e competência de acção em educação sexual uma investigação com professores e alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação e Psicologia, Braga: Universidade do Minho, 2006.
VILAÇA, T. Perspectiva evolutiva das políticas e práticas de educação sexual na comunidade escolar em Portugal. Doxa, v. 17, n. 1 e n. 2, p. 245-293, 2013.
VILAÇA, T. InterAção no núcleo da promoção de sexualidades saudáveis: competência para a ação e uso das tecnologias de informação e comunicação na escola. Revista Linhas, v. 17, n. 34, p. 28-57, 2016.
WILD, T. A.; KELLY, S. M.; BLACKBURN, M. V.; RYAN, C. L. Adults with visual impairments reporto n their Sex Education experiences. Journal os Blindness Innovation & Research, v. 4, n. 2, 2014. Disponível em:
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Sexual and Reprodutive Health, 2009. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).