REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO E INFÂNCIA EM ARTHUR PORCHAT DE ASSIS

Resumen

A cidade de Santos, entre 1889 a 1920, foi o palco de atuação de um grupo de intelectuais que se envolveu com as instituições educacionais da cidade a fim de estabelecer um projeto civilizatório. Dentre estes, Arthur Porchat de Assis obteve relevante destaque, sobretudo, por ser diretor do Instituto Escolástica Rosa e do Liceu Feminino Santista. Utilizando-se do conceito de representações sociais, concebido por Roger Chartier, este artigo tem por objetivo analisar as ideias de educação e infância presentes na obra “Eduquemos” (1915), um manual para formação de professores de sua autoria. Demonstrou-se que, a obra analisada está referenciada no darwinismo e em teorias raciais para a formação de corpos perfeitos. Além disso, para o autor, a educação intelectual e moral se fundamenta na teoria positivista de Comte, observando as fases do desenvolvimento infantil.

Biografía del autor/a

Bruno Bortoloto Carmo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Católica de Santos (2010), atualmente sou Pesquisador e Historiador do Museu do Café, em Santos.

Luiz Henrique Portela Faria, Universidade Católica de Santos

Doutorando em Educação (UNISANTOS). Professor convidado da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Marina, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação (USP). Docente do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas na Universidade Católica de Santos.

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Publicado
2021-04-29