MÚSICA, PATRIMÔNIO E FORMAÇÃO DE OUVINTES

Resumen

Trata-se de relato de experiência, ocorrida entre 2016 e 2019, envolvendo alunas de Pedagogia de uma universidade pública, no Rio de Janeiro. Ao demandar a necessidade de ampliação do referencial musical das crianças das escolas de estágio supervisionado, percebeu-se que as próprias estudantes, futuras professoras, também tinham seus referenciais restritos, limitando-se à fruição do que a indústria cultural oferece às camadas subalternizadas. Percebeu-se que elas não utilizavam os dispositivos culturais da cidade, em especial as salas de concerto. Diante disso, organizou-se a familiarização dessas estudantes, primeiramente por meio de ensaios abertos e, posteriormente, concertos nos espaços patrimoniais da cidade, em especial o Theatro Municipal, ícone da arquitetura neoclássica, referência para música e dança. Essa experiência demonstrou que sem familiarizar as futuras professoras com os espaços do patrimônio cultural, torna-se pouco provável que as mesmas, ao se iniciarem na vida profissional, consigam ampliar os referenciais culturais de seus próprios alunos.

Biografía del autor/a

Monique Andries Nogueira, UFRJ

Doutora em Educação (USP). Professora do PPGE/UFRJ, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Arte e Cultura (GECULT). 

Citas

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Publicado
2021-04-14