O MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM COLETIVA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Palavras-chave: Ensino da matemática. Formação de professores. Atividade coletiva.

Resumo

O objetivo desse relato de experiência é explicitar o movimento formativo de professores desenvolvido na Oficina Pedagógica de Matemática, da Universidade Estadual de Maringá-PR, no processo de organização do ensino da matemática. Nesse estudo, pautados nos pressupostos da Teoria Histórico-cultural e da Atividade Orientadora de Ensino, apresentamos o percurso formativo feito por um coletivo formado por acadêmicos de pedagogia, alunos de pós-graduação e professores da educação básica, que se materializaram na produção de um jogo voltado ao ensino dos conceitos de grandezas com crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Esperamos com esse estudo contribuir com a compreensão das especificidades do ensino da matemática em direção a um modo geral para a organização do trabalho educativo de maneira intencional e sistematizada, revelando a função da universidade no processo formativo de acadêmicos e professores.

Biografia do Autor

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Possui graduação em Pedagogia (1996), Mestrado (2005) e Doutorado (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) na área de Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM), na linha de pesquisa: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. Representante docente do conselho acadêmico do PPE/UEM. Membro do conselho municipal de educação de Maringá, PR.Membro da comissão de reestruturação de estágio da Universidade Estadual de Maringá. Coordenadora da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UEM) que é uma das ações do Grupo de Pesquisa e Ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM/CNPq). Coordenadora do PIBID projeto Pedagogia Núcleo: Alfabetização. Diretora Auxiliar do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP/UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem; Formação de Professores; Organização do Ensino de Matemática; Metodologia do Ensino de Matemática; e Estágio Supervisionado.

Lussuede Luciana de Sousa Ferro, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (2001), Especialização em Teoria Histórico-Cultural (2009), Psicopedagogia Clínica e Institucional (2010), Mestrado em Educação e doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá. Trabalhou como professora e supervisora pedagógica de Educação Infantil (1995-2016) no Colégio Regina Mundi em Maringá. Tem experiência em docência na área da Educação, com ênfase na organização do ensino, formação de professores e orientação do trabalho escolar, em especial na educação Infantil. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM-UEM) e do Grupo de Pesquisa "Estudos das Teorias e Práticas Pedagógicas na Perspectiva Crítica da Educação Escolar (GTPEC-Unespar/Pvai). Atualmente trabalha como docente em tempo parcial na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus Paranavaí/Pr) e Universidade Estadual de Maringá (UEM-Maringá/Pr).

Edilson de Araújo dos Santos, FFCLRP/Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Educação (2020) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, vinculada a Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI/USP) e da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM-UEM). 

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática. Os subtemas de maior concentração são: Desenvolvimento Humano e Educação Escolar.

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Publicado
2021-07-22