SUJEITOS DA EJA, CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS E A ETNOMATEMÁTICA: A RELAÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO PRÁTICO PRODUZIDOS NO COTIDIANO
Resumen
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada no ano de 2019, a qual seu enfoque está pautado em analisar as concepções matemáticas de alunas da EJA, considerando as relações entre o conhecimento científico e o conhecimento prático produzidos em seu cotidiano. A metodologia utilizada tomou uma abordagem qualitativa de base interpretativa, em que foram realizadas as análises sobre as falas das alunas através do método História de Vida, bem como uma pesquisa bibliográfica. Foi fundamentado nos pesquisadores: D’Ambrósio (2013), Moura (1999), Arroyo (2017), dentre outros. A análise mostrou que as concepções matemática dos sujeitos da EJA estão relacionadas a necessidade de uso em práticas cotidianas desvelando-se em Etnomatemáticas, bem como, a importância de articular a Matemática escolar com a Matemática da Vida nas aulas de matemática.
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