AS EPISTEMOLOGIAS OUTRAS: APRENDER COM O PERSPECTIVISMO INDÍGENA A DECOLONIZAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Resumen
O artigo traz o debate de como superar a hegemonia da epistemologia moderna do saber científico em relação aos saberes construídos via corpo-razão em contextos existências na educação escolar? A metodologia é de revisão bibliográfica. O resultado é que o educacional ameríndio do perspectivismo se dá pela experimentação e transformação corporal-espiritual das afecções e capacidades que são lógicas desvalorizadas pelo científico na educação escolar. Superar essa exclusão significa giro decolonial ao reconhecer o Outro na transmodernidade, na analética e os saberes de fronteira, o seu modo de ser educacional que dão bases para a pedagogia decolonial. Infere-se que a educação libertadora como uma pedagogia decolonial dialoga e reconhece o educando como produtor de conhecimento via corpo-razão considerando ser do perspectivismo ameríndio é aprender a decolonizar a educação escolar como espaço de diálogo entre culturas e saberes inconclusos dos saberes científicos e os saberes do cotidiano na superação das ignorâncias e o respeito entre os sujeitos inseridos em um determinado contexto educacional.
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