A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO DEVOLUTIVA NA PESQUISA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS: POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO, DIÁLOGO E REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
O artigo apresenta reflexões sobre a documentação pedagógica, como um instrumento para compartilhar os resultados de uma pesquisa etnográfica com bebês e crianças bem pequenas. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Educação Infantil, com objetivo de analisar como os bebês vivenciam os movimentos de participação construídos por e entre eles e com as crianças bem pequenas em uma turma de berçário. Focalizamos a devolutiva da pesquisa e os princípios da documentação pedagógica, para garantir a participação infantil na apreciação dos percursos da investigação. A partir do entendimento de que a documentação pedagógica oportuniza reflexão acerca dos resultados da pesquisa e pode ser uma forma de resistência aos saberes e poderes centrados nos adultos, vislumbramos a possibilidade de construção de processos avaliativos compartilhados e coletivos, garantindo a visibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas e a construção de uma cultura de comunicação, diálogo e reflexão na Educação Infantil.
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