A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO DEVOLUTIVA NA PESQUISA COM BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS: POSSIBILIDADES DE COMUNICAÇÃO, DIÁLOGO E REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumen

O artigo apresenta reflexões sobre a documentação pedagógica, como um instrumento para compartilhar os resultados de uma pesquisa etnográfica com bebês e crianças bem pequenas. A pesquisa foi realizada em uma Unidade de Educação Infantil, com objetivo de analisar como os bebês vivenciam os movimentos de participação construídos por e entre eles e com as crianças bem pequenas em uma turma de berçário. Focalizamos a devolutiva da pesquisa e os princípios da documentação pedagógica, para garantir a participação infantil na apreciação dos percursos da investigação. A partir do entendimento de que a documentação pedagógica oportuniza reflexão acerca dos resultados da pesquisa e pode ser uma forma de resistência aos saberes e poderes centrados nos adultos, vislumbramos a possibilidade de construção de processos avaliativos compartilhados e coletivos, garantindo a visibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas e a construção de uma cultura de comunicação, diálogo e reflexão na Educação Infantil.

Biografía del autor/a

Daliana Loffler, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora de Ensino Básico Tecnico e Tecnológico na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Cristina Coll Delgado , Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense com Pós Doutorado na Universidade de Caen/Centro de Ciências da Educação/França e Professora Permanente do PPGEd da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Publicado
2021-02-24