GÊNESE E DEMARCAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE A ESCOLA/PATRIMÔNIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM RIO BRANCO
Resumen
Este artigo é parte de uma pesquisa de natureza historiográfica que tem como objeto de estudo o processo de institucionalização da educação pré-escolar no Acre, com destaque para a implantação do primeiro Jardim da Infância em Rio Branco, a Escola Menino Jesus. A escrita do texto toma por base periódicos que circularam entre os anos de 1936-1953 na capital acreana e em outros estados nacionais, dos quais foram extraídas informações e registros que demarcaram parte da história da educação e das instituições escolares no Acre. O estudo retrata dois momentos: o primeiro traça um breve panorama educacional, político e econômico do período entre 1930-1940 no Brasil e, especialmente, no Acre; o segundo momento destaca a constituição histórica da primeira instituição educacional para as crianças pequenas, entre os 4 a 6 anos de idade, na capital acreana. A pesquisa revela que, no Acre, assim como em outras capitais do país, a pré-escola surgiu com o objetivo de atender a um público específico. Contudo, diante do processo de redemocratização pelo qual o Brasil passou, ela ampliou seu atendimento abrangendo a população em geral. Por fim, o estudo realizado concorre para afirmar e situar a existência do Jardim de Infância Menino Jesus como símbolo e patrimônio da educação de crianças pequenas no Acre.
Citas
ANDRADE, Rômulo de Paula. Conquistar a terra, dominar a água, sujeitar a floresta‖: Getúlio Vargas e a revista – Cultura Política‖ redescobrindo a Amazônia (1940-1941) – Bol. Mus. Pará. Emílio Goeldi. Cienc. Hum. Belém, vol.5, n.2, maio-ago., 2010. p. 453-469.
ARGAN, Giulio Carlo. O modernismo. In: Arte moderna. Tradução Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. (p. 185-226).
BEZERRA, Maria José. Guiomard Santos e os novos caminhos da educação acreana. Secretaria de Estado de Educação. Maria Angélica 50 anos. Fundação Elias Mansour, 1999.
FERREIRA, Antonio Gomes Alves. Modernidade, Higiene e Controle Médico da Infância e da Escola. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de (org.). Escola e modernidade: saberes, instituições e práticas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2004.
FONSECA, Cristina M. Oliveira. A saúde da criança na política social do primeiro governo Vargas. Physis, Revista de Saúde Coletiva: Rio de Janeiro, vol. 3, n. 2, 1993 p. 97-116. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 73311993000200004>. Acesso em 04/05/2020.
GINELLI, Giovana. História da Educação no Acre: período Territorial 1920-1962. Livro 2.SEE. Rio Branco Acre, 2008.
GROTTI, Giane Lucélia. História da Assistência à Criança em Rio Branco-Acre: instituições, sujeitos e ações na década de 1940. UFPR: Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha de Pesquisa em: História e Historiografia da Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba: PR, 2016. 213 f.
KRAMER, Sonia. A Política do Pré-Escolar no Brasil: a arte do disfarce. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1992.
KUHLMANN JR, Moysés. História da Infância: Brasil e Modernidade. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de (org.). Escola e modernidade: saberes, instituições e práticas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2004.
OLIVEIRA, Edir Figueira Marques de. Surge um Jardim. Terreno fértil de amor, de onde brotam sementinhas de boa qualidade. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Menino Jesus 50 anos de Educação Infantil no Acre. Fundação Elias Mansour, 1999.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
PERROT, Michelle. Figuras e papéis. In: História da Vida Privada. Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. (org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 107-168
RIZZINI, Irene. O Século Perdido: raízes históricas das políticas públicas para a infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011.
ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pesquisa em Educação Infantil: trajetória recente e perspectivas de consolidação de uma pedagogia. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Unicamp. Campinas: SP, 1998. 291 f.
SILVA, Francisco Bento da. Acre, a “pátria dos proscritos”: prisões e desterros para as regiões do Acre em 1904 e 1910. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós Graduação em História. Universidade Federal do Paraná - Curitiba, 2010.
TEIXEIRA COELHO NETTO, José. Moderno Pós-Moderno. São Paulo: Iluminuras, 1995. (P. 13-53).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).