INFÂNCIA E JUVENTUDE NEGRA, AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: ALGUMAS NOTAS PARA REFLETIR

Resumen

O trabalho reúne a experiência de um projeto unificado, interinstitucional, chamado OBSERVAASUL, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que expande sua compreensão de pesquisa ao estabelecer uma relação de proximidade entre o universo acadêmico, escolas e comunidades. Compreende-se a necessidade em valorar o processo de formação identitária de crianças e jovens negras na educação básica, de modo que estas consigam ressignificar espaços de poder a partir de uma compreensão positivada e fortalecida de si mesmas. Neste texto, será apresentado, como notas potentes e anunciativas, um conjunto de experiências invisibilizadas e estigmatizadas que fazem parte de uma pesquisa exploratória. O trabalho evidencia como resultado a importância da relação entre ações afirmativas, educação básica e comunidades.

Biografía del autor/a

Georgina Helena Lima Nunes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul, professora na Universidade Federal de Pelotas. 

Citas

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 02 dez. 2020.

CERQUEIRA, D. et al. Atlas da violência. Rio de Janeiro: IPEA e FBSP, 2017.

COLLINS, P. H. Pensamento Feminista Negro. São Paulo: Boitempo, 2019.

FANON, F. Peles Negras, Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FANON, F. Os condenados da Terra. Juiz de Fora: Ed. Da UFJF, 2015.

FRANKENBERG, R. A miragem de uma branquidade não marcada. In: WARE, V. Branquidade: identidade branca e multiculturalismo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

GOMES, J. B. B. A recepção do instituto da ação afirmativa pelo direito constitucional brasileiro. In: SANTOS, S. A. Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada e Diversidade, 2003.

GOMES, N. L. O Movimento Negro Educador. Petrópolis: Vozes, 2017.

GOMES, N. L.; LABORNE, A. A. Pedagogia da crueldade: racismo e extermínio da juventude negra. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e197406, 2018.

GROPPO, L. A. Juventudes e políticas públicas: comentários sobre as concepções sociológicas de juventude. Densidades, n. 14, ano 5, mar. 2017.

GROSFOGUEL, R. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistêmicos do longo do século XVI. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 25-50, jan./abr. 2016.

ISONI, A. T. renda básica universal: um debate necessário. In: TOSTES, A.; MELO FILHO, H. Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. Bauru: Canal 6, 2020.

JACCOUD, L. B.; BEGHIN, N. Desigualdades raciais no Brasil: um balanço da intervenção governamental. Brasília: Ipea, 2002.

MBEMBE, A. Crítica da Razão Negra. 2. ed. São Paulo: N-1- Edições, 2018.

MEREB, H. P. M. “Loteamento Dunas e sua microfísica de poder”. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.

MORRISON, T. O olho mais azul. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

QUIJANO, A. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, B. S.; MENEZES, M. P. Epistemologias do Sul. São Paulo: 2010.

SANTOS, B. S. O fim do império cognitivo. A afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SEMOG, E.; NASCIMENTO, A. O griot e as muralhas. Rio de Janeiro: Pallas, 2006.

WACQUANT, L. Os condenados da cidade. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

Publicado
2022-05-12