CONEXÕES EM REDES DE CONHECIMENTO: OS DESAFIOS FACE À PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA

Resumen

A Pós-graduação é um espaço importante na produção e disseminação do conhecimento científico das universidades, neste sentido, as redes colaborativas de pesquisa possibilitam aos docentes um maior número de interlocuções científicas. O objetivo deste estudo foi compreender as conexões estabelecidas pelas redes de conhecimento face à exigência de produtividade científica dentro de Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel). Trata-se de um estudo de caso, que mapeou as redes colaborativas no período de 2012-2018, através das Plataformas Sucupira e Lattes e das entrevistas semiestruturadas com 07 professores, surgindo três categorias: caracterização do PPGEF/UFPel; perfil docente e conexões entre as redes colaborativas. Os dados sinalizam que a produtividade científica tem sido atrelada à possibilidade de melhor visibilidade acadêmica e científica; às conexões mais significativas se efetivam entre docentes da Área da Biodinâmica do Movimento Humano gerando um habitus próprio de produção em periódicos nacionais e internacionais.

Biografía del autor/a

Roberta Santos Azambuja dos Santos, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (2019). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte pela Portal Faculdades (2010). Graduação em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2007). Professora de Educação Física da rede municipal de ensino.  

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992).  Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985). Professora titular da Universidade Federal de Pelotas. Tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel, desde 2018.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A Economia das Trocas Simbólicas. 5. ed. São Paulo/SP: Editora Perspectiva, 1999.

__________, Pierre. O Senso Prático. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.

__________, Pierre. Pierre Bourdieu - Sociologia: O Campo Científico. São Paulo/SP: Ática, 1983.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponibilidade em:

<https://basedosdados.org/dataset/qualis-periodicos>. Acesso em: 10 mai. 2019.

_______________________ (CAPES). Plataforma Sucupira. Disponibilidade em:

<https://uab.capes.gov.br/avaliacao/plataforma-sucupira>. Acesso em: 10 mai. 2019.

_______________________ (CAPES).

COIMBRA JÚNIOR, Carlos. Produção científica em saúde pública e as bases bibliográficas internacionais. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 15, out-dez, 1999. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/csp/v15n4/1028.pdf>.

Acesso em: 05 mar. 2019.

CORRÊA, Marluce Raquel Decian; CAPUTO, Eduardo Lucia; STEIN, Fernanda; CARDOZO, Priscila Lopes.; LESSA, Helena Thofehrn.; CARDOSO, Rodrigo Kohn.; DOMINGUES, Marlos Rodrigues. A produção do conhecimento em Educação Física e suas subáreas: um panorama a partir de periódicos nacionais da área. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v.22, n.3, p.261–269, 2017. Disponibilidade em: <http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.22n3p261-269>. Acesso em: 05 mar. 2019.

DAOLIO, Jocimar. A Produção Acadêmica em Educação Física: a Capes como um “não–lugar”. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, p.502-512, abr. 2015. Disponibilidade em: < https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/33899/18799>. Acesso em: 10 abr. 2018.

FREITAS, André Luiz de Souza. Publicação Científica de Docentes da Universidade Federal de Rondônia. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho/RO, 2016.

JOB, Ivone; FREITAS, Karen Ribeiro de. A colaboração na produção de artigos dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano da ESEF, da UFRGS, entre 2007 e 2009: análise de rede social. Movimento, Porto Alegre, v.16, n. especial, p.155–188, 2010. Disponibilidade em: < https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/18335/11888>. Acesso em: 08 abr. 2017.

LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; MASCARENHAS, Fernando. Modus operandi da produção científica da educação física: Uma análise das revistas e suas veiculações. Revista da Educação Física/UEM, v.23, n.1, p.1–14, 1 trim., 2012. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/refuem/v23n1/a01v22n1.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2018.

LEITE, Denise. Conhecimento em Educação: um olhar desde o estudo sobre redes de pesquisa e colaboração ou os sapatos da educação. Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 19, n. 3, p.773-788, nov. 2014. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/aval/v19n3/12.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.

LEITE, Denise; CAREGNATO, Célia Elizabete; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; PINHO, Isabel; MIORANDO, Bernardo Sfredo; SILVEIRA Priscila Bier. Avaliação de Redes de Pesquisa e Colaboração. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, p. 291–312, mar. 2014. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/aval/v19n1/14.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.

MARZIALE, Maria Helena Palucci; MENDES, Isabel Amélia Costa. O FATOR DE IMPACTO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto/sp, v. 10, n. 4, p.466-471, 2002. Disponibilidade em: < https://www.scielo.br/pdf/rlae/v10n4/13356.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2018.

PEÑA, Zuley Jhojana Duran; MORAIS, Oziel; GAMBOA Silvio Sanchez. Portal de Periódicos CAPES e a webqualis: contribuição em pesquisas sobre Educação e Educação Física. Filosofia e Educação. Campinas, São Paulo, v.8, n. 3, out./2016-jan./2017, 2016. Disponibilidade em: < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647578/14631>. Acesso em: 20 out. 2018.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EPIDEMIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Regimento. Disponível em: <http://www.epidemio-ufpel.org.br/site/content/institucional/index.php>. Acesso em: jul. 2019.

QUADROS, Helder; AFONSO, Mariângela; RIBEIRO, José. O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 5, n. 18, p.576-584, 30 set. 2013. Disponibilidade em: <http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p576>. Acesso em: 05 jan. 2018.

ROMBALDI, Airton José; RIGO, Luís Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal De Pelotas. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v.16, n.2, p.168–171, 2011. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/view/576>. Acesso em: 10 jul. 2017.

RIGO, Luís Carlos; RIBEIRO, Gabriela M.; HALLAL, Pedro Curi. Unidade na diversidade: desafios para a Educação Física no século XXI. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas/RS, v. 16, n. 4, p.339-345, ago. 2011. Disponibilidade em: < https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/631/661>. Acesso em: 10 jul. 2017.

SILVA, Karen Menger da. A dinâmica de gestão de projetos em redes sociais. 2008. 181 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2008.

SANTOS, Roberta Santos Azambuja dos. Configuração das Redes de Colaboração Científica em Educação Física: um estudo do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. 2019. 145 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

SANTOS, Roberta Santos Azambuja dos; AFONSO, Mariângela da Rosa; PEREIRA, Otávio Ávila. As redes de colaboração científica no espaço da pós-graduação In: Investigações sobre a universidade brasileira [recurso eletrônico] / Egeslaine de Nez (Org.). – Dados eletrônicos - Cáceres: UNEMAT, 2020. E-Book (PDF). Disponibilidade em: < http://portal.unemat.br/?pg=site&i=editora&m=catalogo-de-obras-eletronicas-paginas&c=investigacoes-sobre-a-universidade-brasileira>. Acesso em: 10 set. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre/RS: Bookman, 2001.

Publicado
2021-12-16
Sección
Artigos