CONEXÕES EM REDES DE CONHECIMENTO: OS DESAFIOS FACE À PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA
Resumen
A Pós-graduação é um espaço importante na produção e disseminação do conhecimento científico das universidades, neste sentido, as redes colaborativas de pesquisa possibilitam aos docentes um maior número de interlocuções científicas. O objetivo deste estudo foi compreender as conexões estabelecidas pelas redes de conhecimento face à exigência de produtividade científica dentro de Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel). Trata-se de um estudo de caso, que mapeou as redes colaborativas no período de 2012-2018, através das Plataformas Sucupira e Lattes e das entrevistas semiestruturadas com 07 professores, surgindo três categorias: caracterização do PPGEF/UFPel; perfil docente e conexões entre as redes colaborativas. Os dados sinalizam que a produtividade científica tem sido atrelada à possibilidade de melhor visibilidade acadêmica e científica; às conexões mais significativas se efetivam entre docentes da Área da Biodinâmica do Movimento Humano gerando um habitus próprio de produção em periódicos nacionais e internacionais.
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