O LUGAR DAS CONVENÇÕES NAS ESCOLHAS ESTILÍSTICAS DAS SÉRIES DO GÊNERO CRIME FICTION

  • Ludmila Moreira Macedo de Carvalho UFRB
  • Elva Fabiane Matos do Valle UFBA
Palavras-chave: Ficção seriada. Crime fiction. Convenções. Estilo

Resumo

As ficções seriadas televisivas do gênero crime fiction, como são conhecidas as múltiplas tramas que giram em torno de crimes e/ou suas investigações, figuram entre as mais populares do mundo, alcançado lugar de destaque nas programações televisivas. Apesar de sua popularidade e longevidade, tais tramas costumam ser abordadas mais pelos aspectos genéricos que as une (frequentemente chamado de fórmula) do que pelas escolhas estilísticas individuais de cada obra, como acontece com obras consideradas menos convencionais. Este artigo propõe uma discussão a respeito do lugar das convenções e da tradição na construção deste gênero de narrativa seriada popular. Através da análise de algumas destas séries, procurou-se reconhecendo a especificidade que reside na negociação com as convenções, ou seja, como os elementos convencionais determinam a variedade das escolhas estilísticas dos criadores e como estes estabelecem diferentes estratégias para diferenciar os produtos de inúmeros outros, ao mesmo tempo em que mantém os atributos reconhecíveis do gênero.

Biografia do Autor

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho, UFRB

Doutora em estudos cinematográficos pela Université de Montreal – Canadá. Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Elva Fabiane Matos do Valle, UFBA

[1] Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Referências

ACKERMAN, J.S. A Theory of Style. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, Vol. 20, No. 3, 1962, p. 227-237.
BAXANDALL, M. Padrões de Intenção. São Paulo: Editora Schwarcz, 2006.
BIGNELL, J. The Police Series. Movie A Journal of Film Criticism, 2014 (EBOOK).
BOILEAU, P.; NARCEJAC, T. O Romance Policial. Trad. Valter Kehdi. São Paulo: Ática, 1991.
BUTLER, J.G. Television: Critical Methods and Applications. 4ª ed. New York: Routledge, 2012.
CAILLOIS, R. “Le roman policier”. IN: ______. Puissances du Roman. Buenos Aires: Editions du Trident, 1945, p. 53-104.
______. The Detective Novel as Game. IN: MOST, G.W.; STOWE, W.W. (eds). The Poetics of Murder: Detective Fiction and Literary Theory. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1983, p. 1 - 20.
CARVALHO, L.M.M.D.; VALLE, E. Atualizando Sherlock Holmes para o século XXI: uma análise estilística dos protagonistas da série Sherlock. REVISTA FAMECOS, v. 26, p. 31119, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/31119 Acesso em 20 de outubro de 2020.
CAWELTI, J.G. The Concept of Formula in the Study of Popular Literature. Criticism and Culture, 1972, p. 115-123. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1314918. Acesso em 21 de outubro de 2017.
______. Adventure, Mystery, and Romance: Formula Stories as Art and Popular Culture. Chicago: The University of Chicago Press, 1976 (ebook).
CHESTERTON, G. K. (1925). Como escrever uma história de detetive. Disponível em: http://sociedadechestertonbrasil.org/category/detetive Acesso em 21 de outubro de 2013.
CHANDLER, R. The Simple art of murder. Nova York: First Vintage Books Edition, 1988.
______. IN: ARNOLD, G. Raymond Chandler's Hollywood. The Washington Post. 1 jun 1980. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/archive/lifestyle/1980/06/01/raymond-chandlers-hollywood/cea7bb80-b48a-4ba9-bb6d-31ade7350878/ Acesso em 11 de março de 2019.
DOUGLAS, P. Writing the TV drama series: how to succeed as a Professional writer in TV. Los Angeles: Michael Wiese Productions, 2011.
ELLISON, H. 'Nothing but the Truth': Genre, Gender and Knowledge in the US Television Crime Drama 2005-2010. 318fls Thesis (Doctoral), Faculty of Arts and Humanities - School of Film, Television and Media Studies, University of East Anglia, Norwich, 2014.
ESQUENAZI, J. As séries televisivas. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.
FOUCAULT, M. L'éclat des supplices. IN: ______. Surveiller et punir. NRF Gallimard, 1975, p. 36-72.
GOMBRICH, E. Traditión y Creatividad. Anales de Arquitectura. Universidad de Valladolid, Vol. 2, 1990, p. 36-49.
______. IN: WOODFIELD, R. (Org). Gombrich Essencial: Textos selecionados sobre arte e cultura. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2012a.
______. Os Usos das imagens: Estudos sobre a Função Social da Arte e da Comunicação Visual. Trad. Ana Carolina de Azevedo. Porto Alegre: Bookman, 2012b.
HORSLEY, L. Twentieth-Century Crime Fiction. New York: Oxford University Press, 2005.
______. From Sherlock Holmes to the Present. IN: RZEPKA, C.J.; HORSLEY, L. A Companion to Crime Fiction. Chichester: Wiley-Blackwell, 2010, p. 28 - 42.
IMDB: TV Series, Crime. Disponível em: http://www.imdb.com/search/title?genres=crime&sort=moviemeter,asc&title_type=tv_series Acesso em 10 de abril de 2019.
JENNER, M. American TV Detective Dramas. Londres: Palgrave Mcmillan, 2016.
KNIGHT, S. Crime Fiction 1800-2000: Detection, Death, Diversity. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2004.
KOMPARE, D. CSI. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010.
MARNER, T.S.J. A realização cinematográfica. Lisboa: Edições 70, 1980.
MCCABE, J; AKASS, K. Quality TV: Contemporary american television and beyond. Londres: I.B. Tauris, 2007.
MCHENRY, J. “Law & Order: S.V.U Is Getting a 21st Season, Surpassing Gunsmoke and the Original Law & Order”. IN: Vulture, 2019. Disponível em: https://www.vulture.com/2019/03/svu-is-breaking-a-record-set-by-the-original-law-and-order.html Acesso em: 20 de outubro de 2020.
MCINTYRE, P. Creativity and Cultural: Production Issues for Media Practice. Londres: Palgrave Macmillan, 2012.
MITTELL, J. Complex TV: the poetics of contemporary television storytelling. New York: NYU Press, 2015.
NEGUS, K.; PICKERING, M. Creativity, Communication and Cultural Value. Londres: Sage, 2004.
NICHOLS-PETHICK, J. TV Cops: The Contemporary American Television Police Drama. New York: Routledge, 2012.
______. Foreword. IN: MCELROY, R. (ed). Contemporary British Television Crime Drama: Cops on the Box. Londres: Routledge, 2017.
PAREYSON, L. Conversaciones de estética. 7ª ed. Madri: Visor, 1988.
POE, E. Os crimes da rua Morgue (1841). Disponível em: http://sociedadedigital.com.br/downloads/cultura/Edgar_Allan_Poe_-_Os_crimes_da_rua_morgue.pdf. Acesso em 12 de janeiro de 2013.
______. O mistério de Marie Rogêt (1842). Disponível em: ftp://81.193.246.194/cbver/EBOOKS_PT-BR/PDF/Edgar.Allan.Poe.Ficcao.Completa.-.Contos.Policiais.-.O.Mist%E9rio.de.Maria.Roget.pdf Acesso em 12 de janeiro de 2013.
______. A carta roubada (1844). Disponível em: http://www.sociedadedigital.com.br/downloads/cultura/Edgar_Allan_Poe_-_A_carta_furtada.pdf Acesso em 12 de janeiro de 2013.
PRIESTMAN, M. Introduction: crime fiction and detective fiction. IN: ______ (ed). The Cambridge Companion to Crime Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 1-7.
ROGERS, M. Arresting drama: The television police genre, SLEID, jul. 2008, pp. 78-84. Disponível em: http://sleid.cqu.edu.au/viewarticle.php?id=220 Acesso 15 de outubro de 2016.
SANTOS, D.C.F. Welcome to Homicides: Um olhar sobre as marcas de gênero e o universo ficcional no Television Crime Drama The Killing. 178f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SCAGGS, J. Crime Fiction. London and New York: Routledge, 2005.
SLATER, R. This… is CBS: A chronicle of 60 years. New Jersey: Prentice Hall, 1988.
VALLE, E. Repetição e seriados de tevê: análise do caráter investigativo em House, Supernatural e Criminal minds. 223f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
CRIMINAL MINDS (seriado de TV). Criador: Jeff Davis. Atores: Thomas Gibson; Mandy Patinkin; Shemar Moore; Lola Glaudinil; Matthew Gray Gubler; A.J Cook; Kirsten Vagsnessa. Estados Unidos: CBS Television Studios, 2005. (6 discos, 942 min.)
ELEMENTARY (seriado de TV). Criador: Robert Doherty. Atores: Jonny Lee Miller; Lucy Liu; Aidan Quinn; Jon Michael Hill. Estados Unidos: Hill of Beans Productions, Timberman-Beverly Productions. (Amazon Prime Video, 6.622 minutos).
HOUSE M.D. (seriado de TV). Criador: David Shore. Atores: Hugh Laurie; Omar Epps; Robert Sean Leonard; Jesse Spencer; Lisa Edelstein; Jennifer Morrison. Estados Unidos: Shore Z Productions, Bad Hat Harry Productions, 2004. (1ª Temporada, 6 discos, 964 min.)
LUTHER (seriado de TV). Criador: Neil Cross. Atores: Idris Elba, Dermot Crowley, Michael Smiley; Warren Brown; Ruth Wilson. Reino Unido: BBC Studios, 2010. (Netflix, 1ª Temporada, episódio piloto, 60 minutos)
SHERLOCK (seriado de TV). Criadores: Mark Gatiss, Steven Moffat. Atores: Benedict Cumberbatch; Martin Freeman; Una Stubbs; Rupert Graves; Louise Brealey; Mark Gatiss; Andrew Scott. Reino Unido: Hartswood Films; BBC, 2010. (1ª Temporada, 2 discos, 270 min.)
THE FLASH (seriado de TV). Criadores: Greg Berlanti, Geoff Johns, Andrew Kreisberg. Atores: Grant Gustin; Candice Patton; Danielle Panabaker; Carlos Valdes; Jesse L. Martin. Canadá: Berlanti Productions, DC Entertainment, 2014. (Netflix, 1ª Temporada, episódio piloto, 43 minutos)
Publicado
2020-12-22