DO PLANTIO DE SEMENTES À COLHEITA DE RECORDAÇÕES

Palavras-chave: Terra. Reassentados. Memória. Narrativas.

Resumo

Os moradores do reassentamento Flor da Serra que viviam e trabalhavam às margens do rio Tocantins com o qual possuíam fortes vínculos (BATISTA, 2009). Para eles, cada época de plantio e de colheita de frutos era motivo de encontro, alegria e festa com parentes e amigos enquanto constituíam suas referências identitárias. Até que a usina hidrelétrica de Lajeado, no Tocantins, “afogou” a terra e mergulhou a vida deles em tristeza, frustração e incertezas. Mas as experiências de plantar, cultivar e colher, no passado, têm se transformado em memória e recordações nas narrativas orais marcadas por poeticidade. Isso permite atualizar histórias, espaços, afetos, testemunhos, palavras e fatos representativos, ou seja, toda a riqueza cultural que precisa ser revigorada para não desaparecer, conforme teorizam Zumthor (2014; 2010); Bakhtin (2004; 2003); Assmann (2011); Benjamin (2012). O objetivo deste trabalho é refletir como as experiências, narradas oralmente por reassentados do Flor da Serra, até o momento, têm se tornado uma sementeira de recordações. Metodologicamente, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observações da vida real. O repertório marcado por subjetividade e poeticidade revela pessoas que, desalentadas por terem sido deslocadas da terra de origem, encontram na narrativa uma maneira de fazer a travessia entre presente e passado, entre as experiências pessoais e coletivas para encararem os desafios atuais.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Rocha Medina, Unitins

Doutora em Letras pela Unileón/UFPE. Atualmente, é professora vinculada à Proex/Unitins. 

Valquíria de Lima Maranhão , Fasec

Especialista em Docência do Ensino Superior (ITOP) e Mestranda em Literatura (PPG-Letras/UFT). Atualmente, é professora na Fasec.

Referências

AGUIAR, Maria Virginia de Almeida; MATTOS, Jorge Luiz Schirmer de; LIMA, Jorge Roberto Tavares de. (et al.). I Seminário de Educação em Agroecologia: construindo princípios e diretrizes. 2-4 de julho de 2013. Editora Universitária da UFRPE: Recife-PE.

ASSMANN, Aleida. Espaços de recordação. Formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Freudismo. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Perspectiva: 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. Martins Fontes: 2003.

BATISTA, Eloisa Arminda Duarte. A recomposição do modo de vida
nos reassentamentos rurais do setor elétrico: estudo comparativo entre Flor da Serra e São Francisco de Assis (Estado do Tocantins). Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Tocantins/UFT, Palmas, 2009. 231 p.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8.ed. São Paulo: Brasiliense, 2012, p. 213-240.

Comissão Mundial de Barragens (CMB). Disponível em: https://www2.mppa.mp.br /sistemas/gcsub sites/upload/41/Comissao%20Mundial%20de%20Barragens%20CMB.pdf. Acesso em: 13 fev. de 2017.

FÁVERO, Leonor Lopes. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2011.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

MANZINI, Eduardo José Manzini. Considerações sobre a transcrição de entrevistas. In: Livre-docência. Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, FFC - UNESP, Brasil. A entrevista na pesquisa em Educação e Educação Especial: uso e processo de análise, 2008.

NÓBREGA, Renata da Silva. Os atingidos por barragem: refugiados de uma guerra desconhecida. Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, Brasília, v. 36, n. 19, p.125-143, jan./jun. 2011.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Fontes Orais:
C.XAVIER, L. Registro realizado no reassentamento Flor da Serra em 22 jul. 2017 e 28 abr. 2018.

OLIVEIRA, J.C. de. Registro realizado no reassentamento Flor da Serra em 22 jul. 2017.

OLIVEIRA, G.C. de. Registro realizado no reassentamento Flor da Serra em 23 jul. 2017.

P. XAVIER, L. Registro realizado no reassentamento Flor da Serra em 22 jul.2017 e 28 abr. 2018.

REIS, R. D. dos. Registro realizado no reassentamento Flor da Serra em 23 jul. 2017.

ROCHA, T.F. da. Registro realizado no reassentamento Flor da Serra em 22 jul. 2017.

SOARES, D.F. Registro realizado no reassentamento Flor da Serra em 29 abr. 2018.

XAVIER, M.P. Registro realizado no reassentamento Flor da Serra em 29 abr. 2018.
Publicado
2021-01-21