EDUCAÇÃO INFANTIL: A LUTA PELA INFÂNCIA

Resumen

O livro “Educação infantil: A luta pela Infância” (2018), da editora Papirus, organizado por Anete Abramowicz e Afonso Canella Henriques, apresenta ao leitor pesquisas que vêm sendo realizadas sobre políticas públicas e os movimentos sociais que têm como foco a educação das crianças de zero a cinco anos e a forma pela qual usufruem uma infância. Dividido em duas partes, os organizadores apresentam nove artigos sobre políticas públicas e formação de professores que unem forças à luta pela infância, acreditando que é na própria infância que se deve buscar as bases para as práticas pedagógicas com as crianças até os cinco anos de idade.

 

Biografía del autor/a

Amanda Pontes Figueiredo, UFRRJ

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ 2015). Mestranda em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ), membro do Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos (GRUPIs/UFRRJ). Professora de Educação Infantil nos municípios de Itaguaí e Rio de Janeiro. 

Anelise Monteiro do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Doutora em Educação (PUC-Rio/ 2013), com período sanduíche em Université Paris Descartes – Paris V. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos (GRUPIs/UFRRJ). Professora adjunta do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Citas

ABRAMOWICZ, A.; HENRIQUES, A.C.H. (orgs.) Educação Infantil: a luta pela Infância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
Publicado
2021-04-14