CURRÍCULO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO BIOECOLÓGICO DA ESCOLA INDIGENA
ESCOLA KANATA T-YKUA DO POVO KAMBEBA/AM
Resumen
Apresenta-se um conjunto de reflexões sobre as potencialidades da articulação entre currículo e tecnologias educacionais no processo de desenvolvimento humano, sustentadas na teoria Bioecológica e na ecopedagogia. Esse estudo exploratório tem como objetivo compreender de que forma os projetos de integração curricular e o recurso às tecnologias podem contribuir para a formação dos estudantes indígenas. A escola indígena do povo Kambeba desenvolveu o projeto Plantas medicinais: as tecnologias no contexto da escola Kanata T-Ykua com a finalidade de enriquecer os conhecimentos científicos e usos das tecnologias, fortalecer a língua materna e uso tradicional das plantas medicinais nos processos de tratamento de saúde na aldeia. A análise dos resultados demonstra: a mobilização de conhecimentos científicos e saberes tradicionais na construção de saberes mais amplos a partir de recursos tecnológicos; o desenvolvimento de capacidades de reflexão e do pensamento crítico; a compreensão da importância das relações Inter societárias para a sociedade do futuro.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).