NOVAS RELAÇÕES PROFESSOR-ESTUDANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumen
Este artigo objetiva discutir as novas relações entre os participantes do processo de ensino e de aprendizagem dos escolares no ensino remoto, imposto pela necessidade de isolamento social acarretado pela chegada da Covid-19 em nosso país, apresentando dados sobre o trabalho remoto em duas escolas do município de Marília-SP, uma da Rede Municipal e outra da Rede Estadual de Ensino. Os dados revelaram que as desigualdades sociais em tempos de crise ficam mais acentuadas, dadas as diferenças no acesso às tecnologias utilizadas para o encaminhamento do processo de ensino-aprendizagem. Outro dado relevante foi o valor dado pelos familiares dos escolares aos professores como atores fundamentais na condução desse processo, propiciando aos escolares a possibilidade de apropriação dos conhecimentos, e, consequentemente, de desenvolvimento das capacidades cognitivas de seus filhos e/ou tutelados.
Citas
AGÊNCIA BRASIL. Primeira morte por covid-19 no Brasil aconteceu em 12 de março. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/primeira-morte-por-covid-19-no-brasil-aconteceu-em-12-de-marco. Publicado em 28 jun 2020. Acesso em: 06 set 2020.
BRASIL, Lei no. 14.040/2020, de18 de agosto de 2020. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-272981525. Acesso em 06 set 2020.
BRASIL. Corona Vírus Brasil. 2020a. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Coronavírus Brasil. Acesso em 06 set 2020.
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Coronavirus. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/index.html. Acesso em: 27 jun. 2020.
DAVÍDOV; MÁRKOVA, A. K. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Antología. Moscú: Editorial Progreso, 1987. p. 316-337.
FARIA, H. S. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia, [Online], ano 9, n. 17, p. 1-11, 2020. Disponível em: <http://journals.openedition.org/espacoeconomia/11357; DOI: https://doi.org/ 10.4000/espacoeconomia.11357. Acesso em: 03 jul. 2020.
FRANÇA FILHO, A. L.; ANTUNES, C. F. A., COUTO, M. A. C. ALGUNS Apontamentos para uma crítica da Ead na Educação Brasileira em tempos de pandemia. Revista Tamoios, [S.l.], v. 16, n. 1, maio 2020. ISSN 1980-4490. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/ article/view/50535>. Acesso em: 03 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.12957/ tamoios. 2020.50535.
LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. 2.ed. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978.
PEBMED – PORTAL. Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre a nova pandemia. Atualizado em 03. 09. 2020. Disponível em: https://pebmed.com.br/coronavirus-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-nova-pandemia/. Acesso em: 06 set 2020.
SÃO PAULO (Estado). Centro de Mídias/ SP. Disponível em: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/o-que-e-o-centro-de-midias/. Acesso em: 21 set 2020.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 64.862, de 13 de março de 2020, alterado pelo Decreto nº 64.864, de 16/3/2020. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/destaque-home/confira-decretos-e-resolucoes-de-educacao-implementados-durante-pandemia/. Acesso em: 21 set 2020.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação. Deliberação no 177/2020, de 19 de março de 2020. Disponível em: https://cesu.cps.sp.gov.br/deliberacao-cee-177-2020-de-19-03-2020/. Acesso em 10 set 2020.
SME. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARÍLIA. OLIVEIRA, Karina Carrião Gomes de. Comissão educacional de gerenciamento da pandemia da COVID-19: elaboração de protocolo de retorno às aulas presenciais. Marília-São Paulo, 14 de ago 2020.
UOL. Covid: Brasil registra 619 novas mortes em 24 h e chega a 121.515 óbitos... disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/08/31/covid-19-mortes-casos-31-agosto.htm. Acesso em: 06 set 2020.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKII, L.S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L.S., LURIA, A.R., LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988. p. 103-117
VYGOTSKI, L. S. Génesis de las funciones psíquicas superiores. In: VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Incluye Problemas del desarrollo de la psique). 2. ed. Madrid: Visor, 2000 (vol. III).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).