PANDEMIA COVID- 19 E EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA: QUESTÕES QUE PERMEIAM A PRÁTICA DOCENTE
Resumen
O objetivo do artigo foi investigar os desafios que os professores que lecionam no Ensino Fundamental II e Médio enfrentam para ministrar aulas diante da pandemia COVID-19. Para a realização da pesquisa utilizou-se de questionários contendo questões abertas e fechadas, utilizando-se do google forms. O campo de investigação foi a educação básica, sendo o recorte para o ensino fundamental II e Médio. Participaram da pesquisa professores lecionam na rede estadual e municipal do estado do Rio de Janeiro- RJ. O estudo evidenciou que alguns professores estavam preparados para utilizar as tecnologias digitais, porém outros mostram-se despreparados.
Citas
ANJOS, Cleriston Izidro; SILVA, Shirley; SILVA, Cleber Nelson de Oliveira. Políticas, formação docente e práticas pedagógicas: reflexões acerca de uma educação infantil inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. esp. 1, p. 641-655, 2019.
ASSOLARI, Ana Adélia. COELHO NETO, João. A tecnologia digital no ensino: Possibilidades e aproximações para a formação de professores de Matemática. Cadernos PDE, p.1-19, 2013.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil: embates contemporâneos. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, p. 679-701, 2015.
BRAGA, Marcelo.: PAULA, Rosa Monterio. O Ensino de Matemática mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação – Uma caracterização do Elemento Visualização segundo uma concepção fenomenológica. Revista Tecnologias na Educação, v.1, n.1, p.1-19, 2010.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 29 set. 2020.
BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 29 set. 2020.
BRASIL.Coronavírus COVID-19- O que você precisa saber. Ministério da Saúde.Disponível em<https://coronavirus.saude.gov.br/>. Acesso em: 29 set. 2020.
CAMPOS, Daniella Barbos; BEZERRA, Indara Cavalcante; JORGE,Maria Salete Bessa Tecnologías do cuidado em saúde mental: práticas e processos da Atenção Primária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, 2018.
CARNEIRO, Leonardo de Andrade; RODRIGUES, Waldecy; FRANÇA, George. PRATA, David Nadler. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society andDevelopment, v. 9, n. 8, p. 1-18,, 2020.
CAVALCANTE,Bruno Bezerra de Menezes; Nascimento, Anderson Luís de Alvarenga; LIMA, Jorge Pinheiro Koren; MOREIRA, Francisco Jadson Franco. Nosso bem fazer: medidas preventivas e de enfrentamento ao coronavírus (COVID-19) em uma operadora de saúde suplementar no Brasil/. BrazilianJournalofDevelopment, v. 6, n. 5, p. 30720-30729, 2020.
Centro de informações de medicamentos- CIM. O surto do novo coronavírus (2019-nCoV) e a COVID19. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em<https://www.ufpb.br/cim/contents/menu/publicacoes/cimforma/o-surto-do-novo-coronavirus-2019-ncov-e-a-covid19>Acesso em: 29 set. 2020.
DIAS, Aline Peixoto Vilaça; SILVA, Cristiana Barcelos; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros. Ensino de Biologia e Tecnologias Digitais: repensando o processo de ensino-aprendizagem. In: MARTINEZ, Lucas da Silva; LIMA JUNIOR, Agnaldo Mesquita; HANAUER,Marcelo José (Orgs.).Ensino Médio em discussão: estudantes, tecnologias digitais e práticas educativas. Rio de Janeiro-RJ: Dictio Brasil, 2019.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020.
DIAS, Aline Peixoto Vilaça; SILVA, Cristiana Barcelos; CORRÊA,Jackeline Barcelos; SOUZA, Carlos Henrique Medeiros. O uso das tecnologias digitais (TD’s) por professores de Ciências e Biologia nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. In: Anais do VIII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades-CONINTER, 2019, Maceió. Disponível em<https://coninter2019.com/wp-content/uploads/2019/09/Sessoes-do-GT-11.pdf>Acesso em: 29 set. 2020.
FERREIRA, Katia Zanvettor. O jornalismo e os professores: os jogos de imagens. Comunicação & Educação, v. 21, n. 2, p. 49-57, 2016.
FRIZON, Vanessa; LAZZARI, Marcia De Bona; SCHWABENLAND, Flavia Peruzzo; TIBOLLA, Flavia Rosane Camillo. A formação de professores e as tecnologias digitais. In: Anais do XII Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, 2015, Paraná. Disponível em<https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22806_11114.pdf>Acesso em: 18 jun. 2020.
Fundo das Nações Unidas para a Infância. Educação-Situação no Brasil.Disponível em<https://www.unicef.org/brazil/educacao>Acesso em: 29 set. 2020.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa.1ªed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
HACKENHAAR, Andréa de Souza; GRANDI, Deise.Breves reflexões acerca da educação local durante a pandemia. In:PALÚ, Janete; SCHUTZ, JenertonArlan; MAYER, Leonardo (Orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In:PALÚ, Janete; SCHUTZ, JenertonArlan; MAYER, Leonardo (Orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
LANA, Raquel Martins;COELHO, Flávio Codeço;GOMES, Marcelo Ferreira da Costa;CRUZ, Oswaldo Gonçalves;BASTOS, Leonardo Soares;VILLELA, Daniel Antunes Maciel; CODEÇO,Cláudia Torres. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00019620, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LOPES, Raabe Corado; CASTRO, Darlene Teixeira. A importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 2, n. 2, 2015.
MARCONDES, Rosana Maria Santos Torres; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. Tecnologia digital de informação e comunicação e metodologias ativas na personalização do ensino de redação. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 6, p. 207-220, 2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 2001.
MARTINES, Regis Dos Santos; MEDEIROS, Liziany Müller.; SILVA, Juliane Paprosqui Marchi; CAMILLO,CíntiaMoralles. Ouso das TICs como recurso pedagógico em sala de aula. In: Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias- Encontro de
Pesquisadores em Educação a Distância, São Carlos, 2018. Disponível
em: <https://www.google.com/search?q=1+o+uso+das+tics+como+r
ecurso+pedag%c3%93gico+em+sala+de+aula+regis&oq=1+o+uso+da
s+tics+como+recurso+pedag%c3%93gico+em+sala+de+aula+regis+&a
qs=chrome..69i57.2707j0j9&sourceid=chrome&ie=utf-8.>Acesso em
mai. 2020.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos ; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP. Papirus, 2000.
MOREIRA, Patrícia Justos. TIC na escola contemporânea: possibilidades para a prática pedagógica educomunicativa na Educação Básica. Tese submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016.
OLIVEIRA, Liliane Silva Câmara;BENDITO; DennefeVicencia; SANTOS, Nivia Maria Rodrigues; LUNA, Karla Patricia de Oliveira. Apresentação metodológica com uso de tecnologia digital no ensino de ciências. Revista Sustinere, v. 5, n. 1, p. 68-89, 2017.
OLIVEIRA, Julio Lucas. Ensinar e aprender com as tecnologias digitais em rede: possibilidades, desafios e tensões. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 2, p. 161-184, 2018.
Organização Pan-Americana da Saúde- OPAS- Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil.Disponível em<https://www.paho.org/pt/covid19/>. Acesso em: 29 set. 2020.
REIS, Mauricio Cortez. Os ensinos público e privado no Brasil e a incidência de sobre-educação no mercado de trabalho. Rio de Janeiro: IPEA, 2020.
RUPPENTHAL, Raquel; SANTOS, Tatiana Linhares; PRATI, Tatiana Valesca. A utilização de mídias e TICs nas aulas de Biologia: como explorá-las. Cadernos do Aplicação, v. 24, n. 2, 2011.
SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; MONTEIRO, Jean Carlos Silva. COVID-19 e escolas no ar: transmissão de aulas por rádio e tv aberta em período de distanciamento social. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 8, p. 06-16, 2020.
SANTOS, Roberta Medeiros; COSTA, Luciano Andreatta; RAMOS, Maria Altina Silva. A realidade do uso das TIC’S na sala de aula em uma escola de São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil. Novas Tecnologias na Educação, V. 14, n. 2, p.1-10, 2016.
SCTIE- Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. Diretrizes para diagnóstico e tratamento da COVID-19. Brasilia: 2020.
SILVA, Davi Porfirio; SANTOS, Igor Michel Ramos; SANTOS MELO, Viviane. Aspectos da infecção ocasionada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2). BrazilianJournalof Health Review, v. 3, n. 2, p. 3763-3779, 2020.
TORRES, Aline Lima; MOTA, Mabelle Maia; FERREIRA, Heraldo Simões; FERREIRA,Aline Fernanda ; DARIDO, SurayaCristina. As tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza. ETD-Educação Temática Digital, v. 18, n. 1, p. 198-214, 2016.
ZIEDE, MariangelaKraemerLenz et al. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios e possiblidades. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).