UMA MATRIZ DA VULNERABILIDADE EM TEMPOS DA PANDEMIA DE COVID-19
Resumen
Este artículo está vinculado a una investigación que analiza la composición de una matriz discursiva de vulnerabilidad en tiempos de la pandemia COVID-19, para que podamos empezar a entender las (re)configuraciones y movimientos del presente – caótico y nada 'normal' de lo que vivimos y experimentamos. Un regalo que de antemano nos da indicios de que no tendremos regresos al mundo que vivimos y conocimos hasta entonces.
Citas
ADORNO, F. C. R. Capacitação solidária: um olhar sobre os jovens e sua vulnerabilidade social. São Paulo: Associação de Apoio ao Programa Capacitação Solidária - AAPCS, 2001.
ÁLVAREZ, J. Y. Un punto de arranque pronto abandonado. De lo discursivo al saber-poder. IN: Michel Foucault. Historia política de la verdad: Una genealogía de la moral (Breviarios de los Cursos de Collègede France). EPUBLibre. [Tradução de Jorge Álvarez Yagüez] (introducción, traducción y notas). Academia.edu, 2016, p. 14-21 Disponível em: <https://www.academia.edu/40618061/Foucault_-_Historia_politica_de_la_verdad?auto=download&email_work_card=download-paper>. Acesso: 08/08/2020.
BENELLI, S. J.; COSTA-ROSA, A. Para uma crítica da razão socioeducativa em entidades assistenciais. Estudos de Psicologia, Campinas, V. 28, N. 4, p. 539-563, 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
______. Lei Nº. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, Consolidada com a Lei Nº. 12.435, de 2011 - Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS. Disponível em: . Acesso: 08/08/2020.
DARDOT, P.; LAVAL, C. Comum. Um ensaio sobre a revolução no século XXI. Editora Boitempo. 2017.
DELEUZE, G. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro. Ed. 34, 1992.
FOUCAULT, M.. História da Sexualidade I: a vontade de saber, tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.
____________. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
____________. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GUARESCHI, N. M. F. Intervenção na condição de vulnerabilidade social: um estudo sobre a produção de sentidos com adolescentes do programa do trabalho educativo. Estudo e Pesquisa em Psicologia, Rio de Janeiro, V. 7, N. 1, p. 20-30, 2007.
GUATTARI, F. Psicanálise e Transversalidade: ensaios de análise institucional. Tradução de Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. Aparecida: Idéias & Letras, 2004.
KASTRUP, V.; PASSOS, E.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
PATTO, M. H. S. A cidadania negada: políticas públicas e formas de viver. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
SANTANA, E. M. Escola e Conselho Tutelar: os embates de uma relação. SP, 2005.
UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas, ONU, 1948. Disponível em: <https://docplayer.com.br/6845446-Declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html>. Acesso em: 08/08/2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).