EDITORIAL

  • Jocyléia Santana dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Kyldes Batista Vicente Universidade Estadual do Tocantins

Resumen

As Amazônias são os territórios, as culturas e as diversas populações presentes nos inúmeros movimentos sociais protagonizados pelos grupos que representam a região. Estes grupos são movimentos de resistência com diferentes sujeitos sociais, dentre estes, os quilombolas, o movimento negro, o movimento sem-terra, os ribeirinhos e os indígenas.

A pesquisa sobre as Amazônias objetiva incluir os excluídos da história, mulheres, negros, campesinos, artesãos e todos os que permanecem lutando pelo reconhecimento de suas produções culturais, educacionais, sociais, políticas e econômicas. Todos os que pleiteiam políticas que atendam às suas singularidades.

Biografía del autor/a

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutorado em Educação (UEPA). Doutora em História (UFPE). Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UFT). Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA, UFRN e UFT (Procad/2018).

Kyldes Batista Vicente , Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e na Faculdade Itop.

Citas

.
Publicado
2020-09-14
Sección
Apresentação