UNIVERSIDADE, SAÚDE E SOCIEDADE: UM COMPROMISSO EM TEMPOS DE CRISE
Resumen
O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas pelas instituições de ensino superior do Estado do Tocantins no combate e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Esse cenário pandêmico reforçou a necessidade de as Universidades estarem engajadas socialmente com o seu entorno, exigindo que, por intermédio das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o conhecimento produzido nas universidades se articulasse com as demandas sociais, intensificando sua relação com a sociedade e ampliando o cumprimento da sua missão social. O estudo também aborda as principais ações emergenciais de pesquisa e extensão para o enfrentamento do coronavírus realizadas por 110 instituições federais de ensino superior do país. Destacaram-se, em especial, as atividades desenvolvidas pelas instituições localizadas na Região Norte do país. Conforme os dados obtidos, a Universidade Federal do Tocantins e o Instituto Federal do Tocantins demonstraram demasiado envolvimento no enfrentamento da pandemia. Os dados oficiais do Ministério da Educação apontam que mesmo com as atividades de ensino ocorrendo de forma remota ou parcialmente presenciais, as instituições desenvolveram uma gama de ações com foco em benefícios para a população. As ações realizadas buscaram efetivar o papel social da instituição e, como resultado, houve uma maior aproximação dessas instituições com a comunidade local.
Citas
BRASIL, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Planalto. Brasília, 2012.
CARDIEL, Hugo Casanova et al. Educación y pandemia: una visión académica. México, 2020, p.75.
GALVÃO, Cristina Maria; SAWADA, Namie Okino; TREVIZAN, Maria Auxiliadora. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-americana de enfermagem, v. 12, n. 3, p. 549-556, 2004.
GUERREIRO, João. As funções da universidade no âmbito dos Sistemas de Inovação. Estudos II, p. 131-148, 2005.
JIMÉNEZ DE LA JARA, M.; FONTECILLA, J. M.; TRONCOSO, C. D. Respon-sabilidade universitária: uma experiência inovadora na América Latina. Estudos, v. 24, n. 36, p. 57-73, 2006.
MEC, Ministério da Educação. Painel de informações. Brasília, 2020. Disponível em http://portal.mec.gov.br/coronavirus/ Acesso em 02 ago 2020.
OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde. COVID-19, Coronavírus. Disponível em: https://www.paho.org/bra/ Acesso em 02 ago 2020.
PEREIRA, R. da S. Responsabilidade social na universidade. Revista Gerenciais, v. 2, p. 113-125, 2003.
PINTO, Maira Meira. Responsabilidade social universitária como indicador de qualidade para o ensino superior. In: Congresso nacional de educação. 2008. p. 1-13.
SANTUÁRIO, A. A. Educación superior y COVID-19: una perspectiva comparada In: CASTRO, J. P. Contender con situaciones calamitosas: políticas y acciones ciudadanas. In: CARDIEL, Hugo Casanova et al. Educación y pandemia: una visión académica. México, 2020, p.72.
SES, Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. Quantidade de afastamentos por Justificativa. Disponível em: http://integra.saude.to.gov.br/covid19/Afastamentos Acesso em 02 ago 2020.
VOLPI, Marina Tazón. A universidade e sua responsabilidade social. EDIPUCRS, 1996.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).