ANIMAIS ESTEREOTIPADOS EM CONTOS INFANTIS: CONCEPÇÕES DE CRIANÇAS ACERCA DOS PERSONAGENS LOBO E PORCO PRESENTES NO CONTO DOS TRÊS PORQUINHOS

Palavras-chave: Alfabetização Científica. Anos Iniciais. Literatura Infantil.

Resumo

A pesquisa investigou as representações sobre os personagens lobo e os três porquinhos no conto de literatura “Os três porquinhos”, e se estas imagens interferem na visão das crianças em relação aos animais da fauna brasileira. O estudo, de caráter qualitativo, envolveu alunos de anos iniciais do ensino fundamental de escolas públicas, que responderam questões relacionadas aos personagens da história, usando quatro imagens para identificar o reconhecimento e as concepções sobre estes animais, pelas crianças. Realizou-se ainda a contação de história pelos alunos, seguida de roda de conversa. Os resultados demonstraram que as crianças apresentam concepções relacionadas aos personagens lobo e três porquinhos, influenciadas pelos contos. O personagem lobo foi lembrado como vilão e os porquinhos como animais bons e dóceis. A maioria das crianças mostrou não fazer distinção entre o mundo fictício e o mundo real, e acabam caracterizando todos os lobos como vilões. Já, em relação ao cateto, o identificaram também como um animal que não oferece perigo, já que os três porquinhos não o fazem. Reconheceram para todos, que o hábitat é a mata.

Biografia do Autor

Eduarda Tais Breunig, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, atuando no Ensino de Biologia no Ensino Médio.

Andréa Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação em Ciências. Professora adjunta no curso de Ciências Biológicas e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Referências

ALTRICHTER M, BOAGLIO G. I.Distribution and relative abundance of peccaries in the Argentine Chaco: associations with human factors. Biological Conservation 116: 217-225, 2004.

ANTOGLA, D. C. A articulação entre a literatura infantil e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014, 151 p. Dissertação (Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) -Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó, SC, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BETTELHEIM. B. A psicanálise dos contos de fadas. 16a Edição. [s.l]: Ed. Paz e terra, 2002. 335p.

COSTA, J. S. Uma visão crítica dos contos de fadas dos Grimm. Caderno da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança. Curitiba, vol. 2, n. 2, p.82-97, jul./dez. 2019.

CULLEN L, BODMER R. E, VALLADARES-PÁDUA C. Effects of hunting in habitat fragments of the Atlantic forest, Brazil. Biological Conservation 95: 49-56, 2000.

DESBIEZ, A. L. J, et al. Avaliação do risco de extinção do cateto Pecari tajacu Linnaeus, 1978, no Brasil. Biodiversidade Brasileira. Ano II, n. 3, p. 74-83, 2012.

FARIA, N.O. Bioma cerrado e a extinção do lobo-guará. 2012, 33 f. Monografia (licenciatura em Biologia) - Universidade de Brasília, Luziânia-Goiás, 2012.

FERNANDES, E.F; CENTURIÓN, D. A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia. V.13, N. 45, p. 392-414, 2019.

ICMBIO. INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Sumário executivo do plano de ação nacional para a conservação do lobo-guará.

IUCN (International Union for Conservation of Nature). 2003. Guidelines for application of IUCN Red List criteria at regional levels. Version 3.0. IUCN Species Survival Commission. Gland and Cambridge: IUCN. ii + 26 pp.

RODRIGUES, L, F.S. A Inserção do bioma cerrado no conteúdo de botânica do ensino médio a partir das concepções prévias do aprendiz. 2019, 129 p. Dissertação (Mestre em Educação em Ciências e Matemática)- Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2019.

KEUROGHLIAN A, EATON D. P., LONGLAND W. S. Area use by white-lipped and collared peccaries (Tayassu pecari and Tayassu tajacu) in a tropical forest fragment. Biological Conservation 120: 411-425, 2004.

MACHADO, G.V; FONSECA, C.C; NEVES, M.T. Topografia do cone medular no lobo-guará (Chrysocyon brachyurus llliger, 1815). R. bras. Ci. Vet., v. 9, n. 2, p. 107-109, maio/ago. 2002.

MARQUES, J.C. Modelos para dispersão de javalis (Sus scrofa). 2019. 80 f. Tese (doutorado Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2019.

MAUÉS, M, S; IANELLA, P; Inventário de Recursos Genéticos Animais da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa 2016.

MELGAÇO, I.C.P. Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da educação básica. 2015, 132 f. Tese (Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2015.

MONDEK, S.A; ROCHA, Z.F; LIMA, J. P. Serões de Dona Benta Monteiro Lobato e o ensino de ciências. Rencima. v. 10, n.1, p. 184-193, 2019.

MORAES, F.M. Quem tem medo do lobo mau? As imagens do conto Chapeuzinho Vermelho e as suas versões contemporâneas adaptadas. 2014, 117 p. Dissertação (Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, 2014.

MOREIRA, Marco Antônio. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. Actas del PIDEC: textos de apoio do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos. Porto Alegre, v. 5, p. 101-136. 2003.

NEVES, A.A.L. Lobo-mau: o malandro dos contos de fadas. Vernaculum: Flor do Laço. v. 2, n. 1, 2016.

OLIVEIRA, H.T; FIGUEIREDO, A.N; TULLIO, A. Educação ambiental para a conservação da biodiversidade: animais de topo de cadeia [livro eletrônico] - São Carlos, SP: Diagrama Editorial, 2016.

PAULA, R.C, et al. Avaliação do estado de conservação do Lobo-guará Chrysocyon brachyurus (Illiger, 1815) no Brasil. Biodiversidade Brasileira. 3(1), p. 146-159, 2013.

PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia social dos estereótipos. São Paulo: E.P.U., 2002.

PEREIRA, S.G. et al. Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus): características gerais, mitológicas e seu conhecimento popular na região noroeste de Minas Gerais. Revista acadêmica ciência animal. V. 12, 2019.

PERES, C. A. Population status of white-lipped and collared peccaries in hunted and unhunted Amazonian forests. Biological Conservation 77: 115-123, 1996.

PIAGET, Jean e BARBEL, Inhelder. A Psicologia da criança. Tradução de Octavio Mendes Cajado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

PRADA I.L.S. In: Tréz T (org). Instrumento Animal: O uso prejudicial de animais no ensino superior. Os animais são seres sencientes. Bauru: Canal 6, p. 15-41, 2008.

RICKLEFS, R.E. A Economia da Natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

RODRIGUES, M.L; FAGALI, E.Q. “Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o uso do conto na intervenção psicopedagógica infantil”. Revista Construção Psicopedagógica. 25 (26): 57-69, 2017.

ROBINSON J. G., EISENBERG J. F. Group size and foraging habits of the collared peccary (Tayassu tajacu). Journal of Mammalogy 66: 153-155, 1085.

SCALFI, G; BARATA, G. Fauna brasileira no cotidiano da educação infantil: uma abordagem necessária. Revista Ciências & Ideias. V.10, n.3, 2019.

SCHNEIDER, R. E.F; TOROSSIAN, S, D. Contos de fadas: de sua origem à clínica contemporânea. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 132-148, ago. 2009.

SIMÕES, A. O PORCO: Animal Sócio Cultural Total. Revista de Humanidades. V. 04. N. 09, 2004.

SOARES, L. Quem tem medo do lobo mau? Um estudo sobre a produção imaginária da criança e sua relação com a aprendizagem. 2007, 130 p. Dissertação (Mestre em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2007.

SOWLS, L.K. Javelinas and other peccaries: their biology, management, and use. Texas A e M University Press. College Station. 2 ed, 1997, 325 p.

VELOSO, A.C. Dieta e dispersão de sementes de lobeira pelo lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) em área de Cerrado, com reflorestamento de eucalipto como matriz de entorno - Minas Gerais. 2019. 77 p. Dissertação. (Mestrado, área de concentração em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, 2019.

ZAMBON, S.A. Reflexões sobre a construção estereotipada de heróis e heroínas das histórias infantis. Monografia (especialização em Educação Infantil e a Escola de Nove Pesquisas e Gestão do Cotidiano Escolar) -Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

TABER A. B. et al. Family Tayassuidae (Peccaries). Pp 292-307 in Handbook of the Mammals of the World, Volume 2: Hoofed Mammals. Lynx Edicions, Barcelona, 2011.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos