“LEVANTANDO A LEBRE” DA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES: APRENDIZAGENS DA CAMPANHA #APRENDERPARAPREVENIR

Palavras-chave: Educação em Redução de Riscos de Desastres. Educação ambiental. Campanha. Prevenção de desastres.

Resumo

Campanhas são estratégias adotadas na promoção da cultura de prevenção de desastres socioambientais e no enfrentamento das mudanças climáticas. A Campanha #AprenderParaPrevenir propõe um diálogo na construção de conhecimentos e práticas de Educação em Redução de Riscos de Desastres (ERRD). Este artigo compartilha as principais aprendizagens decorrentes do desenvolvimento da campanha e os desafios no avanço da ERRD no país. Este estudo foi realizado sob uma perspectiva exploratória e descritiva. As três aprendizagens foram identificadas de maneira reflexiva e processual: 1) inclusão da ERRD em novos espaços de diálogos por meio do estabelecimento de parcerias; 2) geração de comunidades de aprendizagem em ERRD com a inclusão dos atores sociais atuantes em Redução de Riscos de Desastres (RRD); e 3) criação de espaços e de processos educativos na construção de conceitos de RRD. Por tratar-se de uma agenda emergente e emergencial no país, os desafios da campanha continuam para aumentar a participação em uma escala nacional e aprofundar os conhecimentos em ERRD.

Biografia do Autor

Patricia Mie Matsuo, Universidade de São Paulo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. 

Carla Gracioto Panzeri, Cemaden/MCTI

Doutora em Ensino e História de Ciências da Terra, pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação/Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Rachel Trajber, Cemaden/MCTI

Doutora em Antropologia e Linguística, pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação/Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Débora Olivato, Cemaden/MCTI

Doutora em Geografia, pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação/Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Maria Francisca Azeredo Velloso, Cemaden/MCTI

Doutora em Ciência do Sistema Terrestre, pesquisadora bolsista no Programa Cemaden Educação/Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Victor Marchezini, Cemaden/MCTI

Doutor em Sociologia, pesquisador no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden/MCTI). 

Referências

ADAME, Bradley J. The Persuasive Efficacy of Real Versus Salient Hazard Scenarios in Motivating Citizen-Level Hazard Preparedness. International Journal of Disaster Risk Reduction, Amsterdã, v. 31, p. 292-301, 2018.
AGRELA, Lucas. Como válvula de escape na quarentena, redes sociais crescem no mundo. Exame, São Paulo, 4 abr. 2020. Tecnologia. Disponibilidade em: . Acesso em: 30 abr. 2020.
AL-AMIN HOQUE, Muhammad; BILLAH, Md. Masum; PRADHAN, Biswajeet. Spatio-temporal and demographic distribution of lightning related casualties in northeastern part of Bangladesh. International Journal of Disaster Risk Reduction, Amsterdã, v. 38, 101197, 2019.
BRADBURY, Hilary; WADDELL, Steve; O’ BRIEN, Karen; APGAR, Marina; TEEHANKEE, Ben; FAZEY, Ioan. A call to Action Research for Transformations: The times demand it. Action Research. Thousand Oaks, v. 17, n.1, p. 3-10, 2019.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades Aprendentes. In: FERRARO JUNIOR, L. A. (Org.) Encontros e Caminhos: formação de educadores/as ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA/DEA, 2005. p. 83-92.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017. Altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil, 2017. Disponibilidade em: . Acesso em: 21 abr. 2020.
______. Lei nº 12.608, de 10 de Abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC. Brasília: Casa Civil, 2012. Disponibilidade em: . Acesso em 12 mai. 2020.
______. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA. Brasília: Casa Civil, 1999. Disponibilidade em: . Acesso em: 12 abr. 2020.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília: Casa Civil, 1996. Disponibilidade em: . Acesso em: 12 jul. 2019.
CAIRES, Luiza. Rede une comunicadores e cientistas pela qualidade da divulgação da ciência. Jornal da USP, São Paulo, 25 fev. 2019. Ciências. Disponibilidade em: . Acesso em 02 fev. 2020.
CDC - Centers for Disease Control and Prevention. Center for Preparedness and Response. Zombie Preparedness. Disponibilidade em: . Acesso em 05 mar. 2020.
CEPED - Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres; UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atlas Brasileiro de Desastres Naturais: 1991 a 2012. Volume Brasil, 2 ed. Florianópolis: UFSC/CEPED, 2013.
CHAMBERS, Robert. Vulnerability, coping and policy. IDS Bulletin, v. 20, n. 2, p. 1-7. 1989. Disponibilidade em: . Acesso em 05 abr. 2020.
CHICATTO, Juliane Andressa; VIEIRA, Rafaela; BOHN, Noemia. Disaster risk management and non-structural Civil Defense’s actions in the municipality of Blumenau/SC - Brazil. Pesquisa em Educação Ambiental, Rio Claro, v. 10, n. 2, p. 124-143, 2015.
DA-SILVA-ROSA, Teresa; MENDONÇA, Marcos Barreto; MONTEIRO, Túlio Gava; SOUZA, Ricardo Matos; LUCENA, Rejane. A educação ambiental como estratégia para a redução de riscos socioambientais. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. XVIII, n. 3, p. 211-230, 2015.
DIAKAKIS, Michalis; PRISKOS, Georgios; SKORDOULIS, Michalis. Public perception of flood risk in flash flood prone areas of Eastern Mediterranean: The case of Attica Region in Greece. International Journal of Disaster Risk Reduction, Amsterdã, v. 28, p. 404-413, 2018.
DIETZ, Lou Ann; TAMAIO, Irineu. (Orgs.) Aprenda fazendo: apoio aos processos de Educação Ambiental. Brasília: WWF-Brasil, 2000.
DONOVAN, Amy; SUPPASRI, Anawat; KURI, Miwa; TORAYASHIKI, Torayashiki. The complex consequences of volcanic warnings: Trust, risk perception and experiences of businesses near Mount Zao following the 2015 unrest period. International Journal of Disaster Risk Reduction, Amsterdã, v. 27, p. 57-67, 2018.
FERNANDEZ, Glenn; TUN, Aye Min; OKAZAKI, Kenji; ZAW, Saw Htwe; KYAW, Kyaw. Factors Influencing Fire, Earthquake, and Cyclone Risk Perception in Yangon, Myanmar. International Journal of Disaster Risk Reduction, Amsterdã, v. 28, p. 140-149, 2018.
FERNANDEZ, Glenn; SHAW, Rajib. Youth Council Participation in Disaster Risk Reduction in Infanta and Makati, Philippines: A Policy Review. International Journal of Disaster Risk Science, Beijing, v. 4, n. 3, p.126-136, 2013.
FÓRUM GLOBAL DAS ONGS. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Jornada Internacional de Educação Ambiental, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento 1992. Disponibilidade em: . Acesso em: 30 jan. 2020.
FRAUSTINO, Julia Daisy; MA, Liang. CDC’s Use of Social Media and Humor in a Risk Campaign - Preparedness 101: Zombie Apocalypse. Journal of Applied Communication Research, Abingdon, v. 43, n. 2, p. 222-241, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. População em áreas de risco no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE; CEMADEN, 2018.
IFRC - International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies. Public awareness and public education for disaster risk reduction: a guide. Genebra: IFRC, 2019.
IPCC - Intergovernmental Panel on Climate Change. Climate Change 2014: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. PACHAURI, R.K.; MEYER L.A. (Eds.) IPCC, Geneva, Switzerland, 2014.
JACOBI, Pedro Roberto; GRANDISOLI, Edson. Aprender junto. Práticas colaborativas e aprendizagem social. In: SULAIMAN, Samia. Nascimento; JACOBI, Pedro Roberto (Orgs.) Melhor prevenir: olhares e saberes para a redução de risco de desastre. São Paulo: IEE-USP, 2018. p. 60-71.
JACOBI, Pedro Roberto; FRANCO, Maria Isabel Gonçalves Correa. Sustentabilidade, Participação, Aprendizagem Social. In: JACOBI, Pedro Roberto (Org.) Aprendizagem social. Diálogos e ferramentas participativas: aprender juntos para cuidar da água. São Paulo: IEE, 2011. p. 11-19.
KEUNTJES, Kristie. What is a public awareness campaign? Rasmussen College, Library and learning services. 2019. Disponibilidade em: . Acesso em 25 abr. 2020.
LAVELL, Allan; MANSILLA, Elizabeth; MASKREY, Andrew; RAMIREZ, Fernando. The Social Construction of the COVID-19 pandemic: disaster, risk accumulation and public policy. Red de estudios sociales en Prevención de desastres en América Latina (LA RED), Ciudad de Panamá, 22 abr. 2020. Publicaciones. Disponibilidade em: < http://www.desenredando.org. Acesso em 25 abr. 2020.
NIELSEN, Samuel; LIDSTONE, John. Public education and disaster management: Is there any guiding theory? Australian Journal of Emergency Management, Canberra, v. 13, n. 3, p. 14-19, 1999.
MAFRA, Rennan Lanna Martins. Mobilização social e comunicação: por uma perspectiva relacional. Revista Mediação, Belo Horizonte, v. 11, n. 10, p. 105-118, jan-jun. 2010.
MANANDHAR, Sujata; PRATOOMCHAI, Weerayuth; ONO, Keisuke; KAZAMA, So; KOMORI, Daisuke. Local people's perceptions of climate change and related hazards in mountainous areas of northern Thailand. International Journal of Disaster Risk Reduction, Amsterdã, v. 11, p. 47-59, 2015.
MARCH, Hug; HERNANDEZ, María, SAURÍ, David. Assessing domestic water use habits for more effective water awareness campaigns during drought periods: a case study in Alicante, eastern Spain. Natural Hazards and Earth System Sciences, Göttingen, v. 15, p. 963-972, 2015.
MARCH, Hug; DOMÈNECH, Laia; SAURÍ, David. Water conservation campaigns and citizen perceptions: the drought of 2007-2008 in the Metropolitan Area of Barcelona, Natural Hazards, Dordrecht, v. 65, p. 1951-1966, 2013.
MARCHEZINI, Victor. Redução de vulnerabilidade a desastres: dimensões políticas, científicas e socioeconômicas. In: The Brazilian context of humanistic discussion over the - naturalization of disasters. Waterlat-gobacit Network Working Papers, Valencio, Norma (Editora), v. 2, n. 17, p. 82-102, 2015.
MARCHEZINI, Victor; MUÑOZ, Viviana Aguilar; TRAJBER, Rachel. Vulnerabilidade Escolar frente a Desastres no Brasil. Territorium: Revista Internacional de Riscos, Vilarinho, v. 25, n. II, p. 161-177, 2018.
McBRIDE, Sara K.; BECKER, Julia S.; JOHNSTON, David M. Exploring the barriers for people taking protective actions during the 2012 and 2015 New Zealand ShakeOut drills. International Journal of Disaster Risk Reduction, Amsterdã, v. 37, 101150, 2019.
MEC - Ministério da Educação. Banco de dados do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). Disponibilidade em: < http://sigproj.ufrj.br/. Acesso em 14 abr. 2020.
______. V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Vamos cuidar do Brasil cuidando das Águas. 2018. Disponibilidade em: < http://conferenciainfanto.mec.gov.br. Acesso em 13 fev. 2020.
MINISTRY OF CIVIL DEFENCE & EMERGENCY MANAGEMENT. Get Ready. Disponibilidade em: . Acesso em 13 fev. 2020.
OLIVATO, Débora; GALLO JUNIOR, Humberto. Evolução da Participação Social na Legislação Brasileira sobre Gestão de Riscos Ambientais. Territorium: Revista Internacional de Riscos, Vilarinho, v. 27, n. I, p. 155-166. 2020.
PETAL, Marla. Education in disaster risk reduction. In: SHAW, Rajib; KRISHNAMURTHY, R. R. (Eds.) Disaster management: Global challenges and local solutions. Hyderabad: University Press, 2009. p. 285-320.
PETAL, Marla. Disaster prevention for schools: guidance for education sector decision-makers. Genebra: International Strategy for Disaster Reduction - Thematic Platform for Knowledge and Education, 2008.
SELBY, David; KAGAWA, Fumiyo. Disaster Risk Reduction in School Curricula: Case Studies from Thirty Countries. Genebra: UNESCO/UNICEF, 2012.
SHAKEOUT. Great ShakeOut Earthquake Drills. Disponibilidade em: . Acesso em 02 fev. 2020.
SHAW, Rajib; TAKEUCHI, Yukiko; RU GWEE, Qi; SHIWAKU, Koichi. Disaster Education: An Introduction. In: SHAW, Rajib; SHIWAKU, Koichi; TAKEUCHI, Yukiko. (Eds.) Disaster Education: Community, Environment and Disaster Risk Management. Bingley: Emerald Group Publishing Limited, 2011. v. 7. p. 01-22.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UNDRR AP - United Nations Office for Disaster Risk Reduction - Regional Office for Asia and Pacific. One million safe schools and hospitals campaign: advocacy guide. Bangkok: UNISDR Asia and the Pacific, 2010. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.
UNICEF - United Nations Children Fund; UNISDR - United Nations Office for Disaster Risk Reduction. Children and disasters: Building resilience through education. Genebra: UNICEF/UNISDR, 2011.
UNISDR - United Nations Office for Disaster Risk Reduction. Global Assessment Report on Disaster Reports on Disaster Risk Reduction (GAR), Risk Reduction Making Development Sustainable: the future of disaster risk management. Genebra: UNISDR, 2015a.
UNISDR - United Nations Office for Disaster Risk Reduction. Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030. Sendai: UNISDR, 2015b.
UNISDR - United Nations Office for Disaster Risk Reduction. 2006-2007 World Disaster Reduction Campaign: Disaster Reduction Begins in Schools. Genebra: UNISDR, 2006. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.
VICENTE, Romeu; FERREIRA, Tiago Miguel; MAIO, Rui; KOCH, Herbert. Awareness, perception and communication of earthquake risk in Portugal: Public survey. Procedia Economics and Finance, Amsterdã, v. 18, p. 271-278, 2014.
VIEIRA, Rafaela; MÜLLER, Giane Carla Kopper; MARCHI, Thalita Lussoli. Projeto Defesa Civil na Escola: uma avaliação desta ação na educação ambiental para Gestão de Riscos de Desastres Naturais em Blumenau/SC. Revista de estudos ambientais, Blumenau, v. 19, n. 1, p. 44-60, jan-jun. 2017.
WILDEMEERCH, Danny. Social learning revisited: Lessons learned from North and South. In: WALS, Arjen E. J. Social Learning: towards a sustainable world. Wageningen: Wageningen Academic Publishers, 2009. p. 99-116.
WISNER, Ben. Let our children teach us: A review of the role of Education and knowledge in disaster risk reduction. Bangalore: Books for Change, 2006. Disponibilidade em: . Acesso em: 14 abr. 2020.
Publicado
2021-08-26
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos