ENSAIO CARTOGRÁFICO SOBRE A INFÂNCIA: O DESAFIO DA PESQUISA COM CRIANÇAS DA AMAZÔNIA PARAENSE

Resumen

A região Norte pelos espaços geográficos e as diversidades culturais têm sido um grande desafio para os pesquisadores da Educação que se dedicam aos estudos das infâncias em variadas condições sociais, históricas, políticas e culturais. Além das decisões metodológicas no decorrer do desenvolvimento da pesquisa, o pesquisador enfrenta outros desafios. Um deles é de desenvolver sistematicamente a pesquisa em contextos que exigem do pesquisador o compromisso ético de tempo e dedicação no ambiente de campo, no sentido de dar visibilidade as crianças e o caráter científico ao estudo. O presente artigo discute a partir da perspectiva da Sociologia da Infância as diversas possibilidades metodológicas e éticas desenvolvidas nas pesquisas com crianças sobre saberes, vivências cotidianas e culturas de inúmeras infâncias na Amazônia paraense, em espaços urbanos, de assentamentos, de florestas, de ilhas, de vilas, de comunidades indígenas e quilombolas, de zonas rurais e de fazendas, enfim, de uma grande polifonia de infâncias.

Biografía del autor/a

Laura Maria Silva Araújo Alves, UFPA

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora do Instituto de Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará – UFPA.

Citas

ANDRADE, S. S. A Infância da Amazônia Marajoara: práticas culturais no cotidiano das crianças ribeirinhas. Curitiba: Editora CRV, 2019, p. 75-252.

CORSARO, W. A. Sociologia da Infância; tradução Lia Gabrielle Regius Reis; revisão técnica: Maria Leticia B. P. Nascimento. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 59-63-70.

CHARONE, T. S. P. Significados e sentidos dos discursos de um grupo de crianças da 3ª Série do ensino fundamental sobre a profissão e os gêneros na docência. 2008, 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2008.

CRUZ, S. H. V. (org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Editora Cortez. 2008.

DEMARTINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. (orgs.). Por uma Cultura da Infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, Editora Autores Associados. 2002.

FARIAS, A. L. G.; FINCO, D. (orgs.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: São Paulo: Autores associados. 2011, p. 25.

FERNANDES, F. As Trocinhas do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e sociológico dos grupos infantis. In: FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 1979.

FERNANDES, N. P. Prática de Letramento e Educação nas vozes de crianças: ler e escrever entre os sentidos e os bens culturais na Ilha de Caratateua no Pará. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Pará. Belém do Pará, 2018.

MARTINS, J. S.. Massacre dos Inocentes: a criança sem infância no Brasil. 2 ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.

MORAIS, E. M. A infância pelo olhar das crianças do MST: ser criança, culturas infantis e educação. 2008. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2008.

NASCIMENTO, D. S.. Tempos e espaços do brincar no contexto da educação infantil: a voz da criança. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Pará, Belém do Pará, 2015.

NASCIMENTO, S. S. Saberes, brinquedos e brincadeiras: vivências lúdicas de crianças de comunidades quilombolas Campo Verde – Pará. 2014. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Pará, Belém do Pará, 2014.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.). A Escola vista pelas crianças. Coleção infância. Portugal: Editora do Porto. 2008, p. 23.

PEREIRA, R. M. R.; MACEDO, N. M. R. (orgs,). Infâncias em Pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012.

PERES, E. S. Crianças quilombolas marajoaras: saberes e vivências lúdicas. 2018. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará. Belém do Pará, 2018.

QUINTEIRO, J.. Infância e Educação no Brasil: um campo de estudo em construção. In: Faria, Ana Lúcia; Demartini, Patrícia Dias Prado (orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: São Paulo: Autores Associados. 2002.

REIS, M.; GOMES, L. O.. Infância: sociologia e sociedade. São Paulo: Edições Levana ∕ Attar Editora, 2015, p. 179.

SARMENTO, M.; PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: Pinto, Manuel & Sarmento, Manuel J. (orgs.) As crianças: contextos e identidades. Portugal, Centro de Estudos da Criança, Bezerra. 1997.

SARMENTO, M.; GOUVEA, M. C. S. (orgs,.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008, p. 23-24.

SARMENTO, M. J. Gerações e alteridade: Interrogações a partir da Sociologia da infância. In: Educação e Sociedade. v.26, n. 91. Campinas: SP, May/Aug, 2005, p. 363.

SILVA, D. O. S. Crianças que dançam, crianças que louvam: saberes e processos educativos, presentes na Marujada de Traquateua-Pará. 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Pará. Belém do Pará, 2017, p. 59.

SOUZA, A. P. V. As Culturas Infantis no espaço e tempo do recreio: construindo singularidades sobre a criança. 2009. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2009.

WEBER, S. Crianças indígenas da Amazônia: brinquedos, brincadeiras e seus significados na comunidade Assuriní do Trocará – Pará. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Pará. Belém do Pará, 2015. P. 108-109.

Publicado
2020-09-14
Sección
Artigos