DA INTRODUÇÃO DE DISPOSITIVOS DE ACCOUNTABILITY EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE À (RE)CONFIGURAÇÃO DE ARRANJOS INSTITUCIONAIS DE GESTÃO – LÓGICA DA REGULAÇÃO POR RESULTADOS

Resumen

O artigo aborda a temática accountability e regulação educacional por resultados. Tem por objetivo tecer uma leitura crítico-descritiva acerca da introdução de dispositivos de accountability em educação na Amazônia Tocantinense, segundo a lógica da regulação educacional por resultados, e sua correlação com a (re)configuração de arranjos institucionais de gestão educacional no estado. Tomando por base fontes bibliográficas, documentais e hipertextos relacionados à realidade pesquisada, destaca que as políticas e a gestão educacional no referido espaço geográfico coadunam com mecanismos e dispositivos de accountability patrocinados por políticas nacionais. Destaca, também, que a correlação desse fenômeno com medidas de (re)configuração de arranjos institucionais de gestão educacional no estado pode ser reconhecida em um duplo movimento de apoio ao imperativo dos resultados.

Biografía del autor/a

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado em Educação na Amazônia/Educanorte).

Elton Luiz Nardi, ssociação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae)

Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Portugal, Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Pesquisador Produtividade em Pesquisa (PQ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Vice-Presidente (Região Sul) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae).

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Publicado
2020-09-14
Sección
Artigos