A MÚSICA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE LAGES: UMA BUSCA POR DOCUMENTOS NUM RECORTE TEMPORAL DE 1885 A 1939
Resumen
Este artigo visa aprofundar questões tratadas em uma pesquisa de Mestrado, constituindo-se a partir da busca por documentos históricos, especificamente os jornais disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense, e de documentos de uma instituição escolar histórica de Lages, o Colégio Santa Rosa de Lima. Este aprofundamento veio com o objetivo de contribuir para reconhecer/construir vestígios da música na história da educação infantil de Lages – SC no recorte temporal de 1885 a 1939. A música estava presente de alguma forma na educação da infância das crianças no recorte temporal destacado, oportunizada em momentos de apresentações para autoridades locais, em eventos municipais, ou presente no cotidiano das crianças no Jardim de Infância da instituição destacada, oportunizando a expressão das crianças e utilizada como ferramenta para conduzir e controlar os corpos infantis diante de uma realidade e produção de sujeitos morais.
Citas
A ÉPOCA: Orgam Independente e Noticioso, Lages, ano 8, n. 235, 14 jan. 1932, p. 2.
BRANCO, José Castello. O Imparcial: Orgam popular Hebdomadario, Lages, ano 1, n. 21, 9 out. 1901, p. 1-2.
BRANCO, José Castello. O Imparcial: Orgam popular Hebdomadario. Lages, ano 2, n. 22, 6 dez. 1902, p. 3.
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. A invenção do eu infantil: dispositivos pedagógicos em ação. Revista Brasileira de Educação. n. 21, p. 17-39, set./dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n21/n21a02.pdf. Acesso em: 30.jun.2019.
COLÉGIO SANTA ROSA DE LIMA. Colégio Santa Rosa de Lima: histórico [1]. [S. l.: s. n.], [19--?]. [2] p. (Documento 1).
COLÉGIO SANTA ROSA DE LIMA. [Histórico 2]. [S. l.: s. n.], [19--?]. [1] p. (Documento 2).
COLÉGIO SANTA ROSA DE LIMA. Pré-Primário e Jardim de Infância Santa Rosa de Lima. [S. l.: s. n.], [19--?]. [1] p. (Documento 3).
COMPLEMENTATISTAS. Correio Lageano, Lages, ano 1, n. 7, 2 dez. 1939, p. 4.
COSTA, Licurgo. O continente das Lagens: sua história e influência no sertão da terra firme. V. 4. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura, 1982.
DIA da bandeira e do reservista. Correio Lageano, Lages, ano 1, n. 5, 18 nov. 1939, p. 1.
DIRECÇÃO DO COLLÈGIO EVANGELICO. Collègio Evangelico. Correio Lageano, Lages, ano 1, n. 8, 9 dez. 1939, p. 1.
ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Tradução Sergio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.
FAÉ, Rogério. A genealogia em Foucault. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 3, p. 409-416, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n3/v9n3a08. Acesso em: 15.maio.2019.
FO’ES, Abdon. Relatório do Prefeito Municipal. Correio Lageano, Lages, ano 1, n. 4, 11 nov. 1939, p. 2.
FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In M. B. Motta (org.). Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 264-287.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. 25. ed. São Paulo: Graal, 2012.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 42. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GAZETA DE LAGES: Orgão republicano, Lages, n. 136, 01 dez. 1895.
GUIMARÃES, Oswaldo Ferreira. Festa da Bandeira e Commemoração do Dia do Reservista. Correio Lageano, Lages, ano 1, n. 3, 4 nov. 1939, p. 1.
INSTITUTO de educação de Lages. Correio Lageano, Lages, ano 1, n. 8, 9 dez. 1939, p. 1.
JUNIOR, Pedro José Leite. Instrucção publica. Escudo: Orgão do Partido Liberal – Lages, Lages, ano 1, n.18, 15 set. 1886.
KAUT, Henrique. Gazeta de Lages: Orgão republicano, Lages, ano 3, n. 136, 1 dez. 1895, p. 3.
LAGEANO: Direção de uma Associação, Lages, ano 8, n. 20, 17 maio 1891.
LAGEANO: Direção de uma Associação, Lages, ano 8, n. 40, 18 out. 1891.
LINO, Dulcimarta Lemos. Música é... cantar, dançar... e brincar! Ah, tocar também! In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org.). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 1999.
LINO, Dulcimarta Lemos. Abracadabra: o encontro de bebês e crianças pequenas com música. Revista Eventos Pedagógicos, v. 6, n. 3, p. 116-131, ago./out. 2015. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1912/1546. Acesso em: 14.maio.2019.
LOREGIAN, Samara Abreu Arruda. Reconstrução histórica da gestão no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente Irmã Dulce. Orientadora: Maria de Lourdes Pinto de Almeira. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2012.
MARCELLO, Fabiana de Amorim; FISCHER, Rosa Maria Bueno. Cuidar de si, dizer a verdade: arte, pensamento e ética do sujeito. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 2, p. 157-175, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v25n2/09.pdf. Acesso em: 22 jan. 2020.
MEDINA, Alice. As escritas corporais da caixinha de música: Educação Infantil. Educar em Revista, Curitiba, n. 64, p. 267-281, abr./jun. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n64/0104-4060-er-64-00267.pdf. Acesso em: 04.jul.2019.
MORUZZI, Andréa Braga; ABRAMOWICZ, Anete. Pressupostos teórico-metodológicos da genealogia: composições para um debate na educação. Filosofia e Educação (Online) — Revista Digital do Paideia, v. 2, n. 2, p. 168-181, out. 2010/mar. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635498/3291. Acesso em: 14.nov.2019.
O Echo da Serra: Orgam dos Interesses dos Municipios de Serra Acima, Lages, ano 1, n. 17, 21 ago. 1885.
O IMPARCIAL: Orgam popular Hebdomadario, Lages, Rolo 02, n. 77, 6 dez. 1902.
O LAGEANO: Oram Democratico, Lages, ano 2, n. 3, 1 fev. 1885.
O LAGEANO: Orgão Imparcial, Lages, ano 3, n. 03, 27 dez. 1885.
PEIXER, Zilma Isabel. A cidade e seus tempos: o processo de constituição do espaço urbano em Lages. Lages: Editora Uniplac, 2002.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.
PROVIR: Folha Recreativa Noticiosa e Commercial, Lages, ano 1, 27 jun. 1885.
SOUZA, Pedro Fernandez de; FURLAN, Reinaldo. A questão do sujeito em Foucault. Psicologia USP, v. 29, n. 3, p. 325-335, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pusp/v29n3/1678-5177-pusp-29-03-325.pdf. Acesso em: 27.jan.2020.
VEIGA-NETO, Alfredo. Michel Foucault e educação: há algo de novo sobre o sol? In: VEIGA-NETO, Alfredo (org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 9-56.
VIEIRA, Virgínia Tavares; HENNING, Paula Corrêa. A natureza e o gaúcho herói nas tramas da história: tensionamentos foucaultianos. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 65, n. 2, p. 295-326, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/view/50212/33507. Acesso em: 13.maio.2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).