DISCURSO E CAPITAL HUMANO: A DIGITALIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DURANTE A COVID-19

Resumen

Este artigo objetiva tecer uma análise sobre as práticas discursivas presentes na formação dos professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul-BR, durante a pandemia da COVID-19. Como o gerenciamento das atividades escolares à distância (online), foi pautada por agenciamentos da lógica de mercado aplicadas no ensino, tais como a responsabilização do sucesso escolar aos indivíduos (alunos e professores). A partir do conceito de Capital Humano, se analisa a relação entre os princípios ordenativos da discursividade neoliberal com as práticas de digitalização do ensino público. Para isso, a pesquisa se utiliza de conceitos da teoria foucaultiana de estudos discursivos e de governamento populacional biopolítico.

Biografía del autor/a

Vinícius Finger, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Pós-doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).  Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atualmente é diretor da Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. 

Fernanda Machado Pereira, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Mestranda em Educação (bolsista CNPq- Modalidade GM) no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 

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Publicado
2022-03-03