SOBRE AS MORADIAS ESTUDANTIS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SOBRE SUA INFLUÊNCIA NA AFILIAÇÃO À UNIVERSIDADE

Resumen

O artigo tem como objetivo fazer uma análise da produção científica nacional desenvolvida nos últimos dez anos sobre a influência das moradias estudantis na afiliação universitária. Nesta investigação foram encontrados 27 trabalhos, sendo 14 artigos, 11 dissertações e 2 teses. Os trabalhos encontrados foram classificados em três grandes grupos: moradia como campo de pesquisa, moradia como espaço de formação e moradia como política de assistência.

Biografía del autor/a

Talisson Daniel Soares Leite, UFVJM

Bacharel em Ciências Humanas (UFVJM) e estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia (UFVJM).

 

Heron Laiber Bonadiman, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPG-CH) da UFVJM. Doutor em Psicologia pela PUC-Minas com período sanduíche na Cergy Paris Université (França). Graduação em Psicologia e Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares, ambos pela UFSJ. 

 

Yuri Elias Gaspar, UFVJM

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (PPG-CH) da UFVJM. Doutor em Psicologia pela UFMG com estágio na Università di Bologna (Itália). Graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela UFMG. 

 

Citas

ALMEIDA, Leandro S. & SOARES, Ana Paula. Os estudantes universitários : sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. Em: E. Mercury & S. A. J. Polydoro (Orgs.), Estudante universitário: características e experiências de formação (p. 129-153). Taubaté, SP: Cabral, 2004.

BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. (Coleção pesquisa qualitativa). Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União. Brasília (DF), 25 abr. 2007.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretrizes Gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília, DF: MEC: SESu, 2007.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Reuni 2008 – Relatório de Primeiro Ano. Brasília, DF: MEC: SESu, 2009.

COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008.

COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 43, n. 4, p. 1239-1250, dez. 2017.

CARNEIRO, Ava da Silva. & SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. Estudantes de origem popular e afiliação institucional. In: SAMPAIO, SMR., org. Observatório da vida estudantil: primeiros estudos. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 53-69.

FIOR, Camila Alves. & MERCURI, Elizabeth. (2004). Formação universitária: o impacto das atividades não obrigatórias nas mudanças pessoais dos estudantes. Em: E. Mercury & S. A. J. Polydoro (Orgs.), Estudante universitário: características e experiências de formação (pp. 129-153). Taubaté, SP: Cabral.

FONAPRACE/ANDIFES. IV Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 10 out. 2016.

GARRIDO, Edleusa Nery e MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes da Silva. A moradia estudantil universitária como tema na produção científica nacional. Psicol Esc. Educ. , Jun 2013, vol.17, no.1, p.87-95.2013

TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; DIAS, Ana Cristina Garcia; WOTTRICH, Shana Hastenpflug e OLIVEIRA, Adriano Machado. Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 12, n. 1, p. 185-202, Junho 2008
Publicado
2021-08-26
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Artigos