PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NA INSERÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE ACERCA DA MATERIALIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARUARU-PE
Resumen
Esse estudo analisa a eficácia do direito à educação diante do conjunto de normas que o elevam ao posto de garantia fundamental, observando os desdobramentos causados ao processo de socialização dos pesquisados. A aprendizagem foi interpretada a partir do seu caráter transformador que possibilita a participação ativa na realidade, fundado nas teorias de Paulo Freire, Hannah Arendt e Ivan Illich, reconheceu também que esse processo ultrapassa o ambiente escolar, assim as relações familiares e a interações sociais foram essenciais para compreensão do acesso desse direito pelas crianças e adolescentes. O artigo 6º da CF/1988 serviu de ponto de partida para a análise legal. A pesquisa é do tipo exploratório, os dados foram colhidos de forma quanti-qualitativa. Ao término do estudo foram identificadas circunstâncias vulnerabilizantes, que impactam o acesso à educação dos pesquisados.
Citas
AGRA, Walber de Moura. Curso de Direito Constitucional. Belo Horizonte: Fórum, 9ª edição, 2018.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 8ª edição, 1ª reimpressão, 2017.
ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU. (10 de dezembro de 1948). Declaração Universal do Direitos Humanos de 1948. Disponibilidade em: <https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2018/10/DUDH.pdf> Acesso em: 23 de jun. 2020.
BERGER, L. Peter; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Petrópolis: Vozes, 23ª edição, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 6 de outubro de 1988. Brasília, DF,1988. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 22 jun. 2020.
________. Lei n. 8.069, 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do adolescente. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 de julho de 1990. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> . Acesso em: 23 de jun. 2020.
________. Decreto n. 591, de 6 de julho de 1992. Atos Internacionais. Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Promulgação. Decreto. Brasília, DF, 7 jul. 1992. Disponiibilidade em: <http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm>. Acesso em: 23 de jun. 2020.
________. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dez. 1996. Disponibilidade em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 24 de jun. 2020.
________. Lei n. 10.098, 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 de dez. de 2000. Disponibilidade em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm>. Acesso em 25 de jun. 2020.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009.
COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna. 4ª edição, 2010.
DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano, Paidéia, Ribeirão Preto, volume 17, número 36, abr. 2007. Disponibilidade em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305423757003>. Acesso em: 10 jun. 2018.
DUARTE, Jesús; JAUREGUIBERRY, Florencia; RACIMO Mariana. Suficiencia, equidad y efectividad de la infraestructura escolar en América Latina según el TERCE. Santiago de Chile: OREAL/UNESCO, 2017. Disponibilidade em: <https://publications.iadb.org/publications/spanish/document/Suficiencia-equidad-y-efectividad-de-la-infraestructura-escolar-en-América-Latina-según-el-TERCE.pdf>. Acesso em 26 de jun. de 2020.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1ª edição, 2013.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 4ª edição, 2005.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 7ª edição, 1985.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 6ª edição rev. e ampl., 1990.
PICHON-RIVIÈRE, Enrique. O Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes, 7ª edição, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).