REFLETIR NA/SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA COM CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS BOLIVIANAS NA PRAÇA KANTUTA

Palavras-chave: Pesquisa com crianças. Imigração. Infância e Cidade

Resumo

A partir da minha pesquisa de mestrado intitulada Entre São Paulo e Bolívia: a vida na cidade narrada pelas crianças bolivianas na Praça Kantuta, este artigo propõe uma reflexão sobre alguns aspectos da pesquisa com crianças e crianças imigrantes. Com foco na entrada e permanência em campo, trata das relações estabelecidas entre pesquisadora e crianças e da constante reflexão e autorreflexão necessárias à construção de uma pesquisa ética comprometida em conhecer as vidas e percepções das crianças, valorizando o conhecimento que elas possuem e produzem. Para tanto, mescla relatos de campo com reflexões metodológicas, mais especificamente sobre o uso do desenho e da fotografia como métodos de pesquisa além de discutir as relações estabelecidas em campo e os desafios de entrar e estar em campo.

Biografia do Autor

Julia Audi Feigenblatt, Universidade de São Paulo

Pedagoga graduada pela FE-USP, Mestra em Educação pela FE-USP. 

Referências

ALDERSON, P. As crianças como pesquisadoras: os efeitos dos direitos de participação sobre a metodologia de pesquisa. Educação & Sociedade, v. 26, n. 91, p. 419–442, ago. 2005.
BARTHES, R. A câmara clara. Edição: 7a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BITTENCOURT, L. Algumas considerações sobre o uso da imagem fotográfica na pesquisa antropológica. In: LEITE, B. F. E. M. L. M. (Ed.). . Desafios da Imagem. Campinas: PAPIRUS, 1998.
CAIUBY NOVAES, S. Corpo, Imagem e Memória. In: MAMMI, L.; SCHWARCZ, L. M. (Eds.). . 8 X fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 113–131.
CHRISTENSEN, P. H. Children’s participation in ethnographic research: Issues of power and representation. Children & Society, v. 18, n. 2, p. 165–176, 2004.
DUBOIS, P. O Ato Fotográfico. Lisboa: Vega, 1992.
FASSETTA, G. Using photography in research with young migrants: addressing questions of visibility, movement and personal spaces. Children’s Geographies, v. 14, n. 6, p. 701–715, nov. 2016.
FREHSE, F. A rua no Brasil em questão (etnográfica). Anuário Antropológico, n. II, p. 99–129, 31 dez. 2013.
GEERTZ, C. The Interpretation Of Cultures. New York: Basic Books, 1973.
GOBBI, M. Desenhos e fotografias: marcas sociais de infâncias. Educar em Revista, n. 43, p. 135–147, mar. 2012.
GOBBI, M. A. Mundos na ponta do lápis: desenhos de crianças pequenas ou de como estranhar o familiar quando o assunto é criação infantil. Linhas Críticas, v. 20, n. 41, p. 147–165, abr. 2014.
INGOLD, T. Antropologia não é Etnografia. In: Estar vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Edição: 1 ed. [s.l.] Editora Vozes, 2015.
INGOLD, T. Antropologia: Para que serve? Tradução: Beatriz Silveira Castro Filgueiras. Edição: 1 ed. [s.l.] Editora Vozes, 2019.
KRAMER, S. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 41–59, jul. 2002.
MARTINS, J. D. S. A Chegada Do Estranho. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.
MARTINS, J. DE S. O artesanato intelectual na sociologia. Revista Brasileira de Sociologia - RBS, v. 1, n. 2, p. 13–48, 15 nov. 2013.
MAYALL, B. Conversations with Children: Working with Generational issues. In: CHRISTENSEN, P.; JAMES, A. (Eds.). . Research with Children: Perspectives and Practices. London ; New York: Routledge, 2008.
MÜLLER, F. Retratos da infância na cidade de Porto Alegre. Faculdade de Educação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
PEIXOTO, F. A. O olho do etnógrafo. Sociologia & Antropologia, v. 1, n. 2, p. 195–215, nov. 2011.
PUNCH, S. Research with Children: The Same or Different from Research with Adults? Childhood, v. 9, n. 3, p. 321–341, 1 ago. 2002.
RASMUSSEN, K.; SMIDT, S. Children in the neighbourhood: The neighbourhood in the children. In: CHRISTENSEN, P.; O’BRIEN, M. (Eds.). . Children in the City: Home Neighbourhood and Community. London ; New York: Routledge, 2003.
ROBERTS, H. Listening to Children: and Hearing Them. In: CHRISTENSEN, P.; JAMES, A. (Eds.). . Research with Children: Perspectives and Practices. London ; New York: Routledge, 2008.
SASSEN, S. Expulsions: Brutality and Complexity in the Global Economy. Cambridge, Massachusetts: Belknap Press, 2014.
TODOROV, T. Conquista Da America. A Questao Outro. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Publicado
2021-02-24