A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE À RESERVA DO POSSÍVEL

Resumen

O presente trabalho tem como intuito analisar a força da utilização do argumento da reserva do possível – comumente utilizado pelo Estado para justificar o inadimplemento de deveres constitucionais impostos em razão da limitação orçamentária. Para esse estudo, será feita uma análise do princípio da proporcionalidade de Robert Alexy e do Direito como Integridade de Ronald Dworkin. Também, será feito um exame sucinto acerca da teoria dos custos dos direitos. O propósito será a busca da eficácia dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, pautados na ideia de razoabilidade das pretensões e da comprovação concreta de um limite orçamentário, quando for o caso, sem, de forma alguma, deixar de observar o mínimo existencial.

Biografía del autor/a

Gabriela Veloso Holanda, Universidade de Brasília

Graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Citas

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Trad. Vigílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

_____________Constitucionalismo Discursivo. Trad. Luís Afonso Heck. 3. ed. rev. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

_____________ Derechos Sociales y Ponderacion. Madrid: Fundacion Coloquio Jurídico Europeo, 2007.

_____________ Conceito e Validade do Direito. Trad. Gercélia Batista de Oliveira Mendes. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 45. Relator: Ministro Celso de M. Pesquisa de Jurisprudência, Decisões Monocráticas, 22 maio 2020. Disponível https://jurisprudencia.stf.jus.br/pages/search/despacho120879/false. Acesso em: 22 maio 2020.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos à sério. Trad. Nelson Boeira, São Paulo: Martins Fontes, 2002.

________________. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

FALSARELLA, Christiane. Reserva do possível como aquilo que é razoável se exigir do Estado. Disponível em: http://www.apesp.org.br/comunicados/images/tese_christiane_mina_out2012.pdf. Acesso em: 23 abr. 2020.

GALDINO, Flávio. Introdução à Teoria dos Custos dos Direitos – Direitos Não Nascem em Árvores. Lumen Júris: Rio de Janeiro, 2005, p. 342.

HABERMAS, Jürgen. Between Facts and Norms. Tradução de W. Rehg. Cambridge: Polity, 1994.

HOLMES, Stephen et SUSTEIN, Cass. O custo dos direitos: por que a liberdade depende dos impostos. Tradução Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.

LEITE, Harrison. Manual de Direito Financeiro. 9ª edição. Salvador: Juspodium, 2020, p. 64.

MÂNICA, Fernando Borges. Teoria da reserva do possível: direitos fundamentais a prestações e a intervenção do Poder Judiciário na implementação de políticas públicas. Revista Brasileira de Direito Público, Belo Horizonte, v. 5, n. 18, p. 169-186, jul. /set. 2007.

NOVAIS, Jorge Reis. Direitos fundamentais: trunfos contra a maioria. Coimbra: Coimbra Editora, 2006.

SAMPAIO, José Adércio Leite. Direitos fundamentais: retórica e historicidade. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2010.

SARLET, Ingo Wofgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais. 2ª Ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

Publicado
2020-11-24
Sección
Artigos