EDUCAÇÃO INTEGRADA STEAM: A SUBJETIVIDADE DAS ARTES COMO ALIADA NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO DO SÉCULO XXI
Resumen
Frente aos desafios do século XXI, a linha que separava as áreas da ciência, da tecnologia, da engenharia, da matemática e das artes, está cada vez mais fluida. A inclusão do pensamento artístico na educação de engenheiros e cientistas aponta para um aperfeiçoamento na capacidade de criação de produtos e serviços relevantes para a humanidade. Este modelo leva em conta a humanização das relações de trabalho e um processo de produção seguro e responsável, que promoverá uma relação mais equilibrada e justa entre a sociedade e o meio ambiente. Este estudo se debruça sobre uma metodologia que embasa este pensamento e que se apresenta sob o acrônimo STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e objetiva analisar a metodologia, demonstrando como a subjetividade das artes pode atuar como aliada nos processos de inovação. Para atender aos propósitos desta pesquisa procedeu-se uma pesquisa documental e bibliográfica que resultou em um seminário que apresenta a metodologia STEAM.
Citas
AMABILE, T.M.; KHAIRE, M. Criatividade e o papel do líder. Harvard Business Review Brazil, v. 86, n. 10, p. 58-67, 2008
ANDERSON-INMAN, L. Thinking between the lines: literacy and learning in a connected world. On the Horizon, v. 17, n. 2, p. 122-141, 2009.
ARBIX, G., CONSONI, F. Inovar para transformar a Universidade Brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais- RBCS, v. 26, n° 77, 205-251, 2011.
AZEVEDO, A.C.; ARAUJO, M.D.F. Recursos didáticos alternativos como meios estimuladores de aprendizagem: reflexões a partir da experiência na residência pedagógica 1 2. Humanidades & Inovação, revista do programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes da UNITINS, Palmas -TO, v.7, n.8, p.156-164, março, 2020.
BOKULICH, A. Heissenberg meet Kuhn: closed theories and paradigms. Philosophy of Science, 73, p. 90-107, 2006.
BOYACI, Ş.D.B.; ATALAY, N. A Scale Development for 21st Century Skills of Primary School Students: A Validity and Reliability Study. International Journal of Instruction. v. 9, n. 1, p. 133-148, jan. 2016.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Tradução Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CHIBENI, S.S. A inferência abdutiva e o realismo científico. UNICAMP. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, série 3, v. 6, n. 1, p. 45-73, 1996. Disponível em:
https://www.unicamp.br/~chibeni/public/abdrea.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019
CONNOR, A.M.; KARMOKAR, S.; WHITTINGTON, C. From STEM to STEAM: Strategies for Enhancing Engineering & Technology Education. iJEP, v. 5, n. 2, p. 37-47, 2015.
DE COSSÍO, M.G.Z.; MORALES ZARAGOZA, N.A. El pensamiento proyectual sistêmico y su integración en el aula. Cuaderno, Centro de Estudios en Diseño y Comunicación, n. 49, p. 91-104, 2014.
FRIGGO, C.; SILVA, G.V.; BARROS, S.R.S. Educação Integrada STEAM: A subjetividade das artes como aliada nos processos de inovação do século XXI / Cristiane Friggo; Guido Vaz Silva, orientador / Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal Fluminense. Niterói,122f, 2019.
GONZALEZ, F.G.; PALEARI, L.M. O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo. Ciência & Educação: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da UNESP, Bauru-SP, vol.12, n.1, p.13-24, jan.-abr. 2006.
GUYOTTE, K.W.; SOCHACKA, N.W.; COSTANTINO, T.E.; KELLAM, N.; KELLAM, N. N.; WALTHER, J. Collaborative creativity in STEAM: Narratives of art education student’s experiences in transdisciplinary spaces. International Journal of Education & the Arts, v. 16, n. 15, p. 1-39, 2015.
HARRIS, A.; DE BRUIN, L.R. Secondary school creativity, teacher practice and STEAM education: An international study. Journal of Educational Change, v. 19, n. 2, p. 153-179, 2018.
HERRO, D.; QUIGLEY, C.; ANDREWS, J.; DELACRUZ, G. Co-Measure: developing an assessment for student collaboration in STEAM activities. International Journal of STEM Education, v.4, n. 1,p. 1-12, Dec. 2017.
IMMERMAN, S.D. Letting off "STEAM" at Montserrat College of Art. New England Journal of Higher Education. 2011. Disponível em: https://nebhe.org/journal/letting-off-steam-at-montserrat-college-of-art/. Acesso em: 04 fev. 2019.
ITO, J.; HOWE, J. Disrupção e Inovação: como sobreviver ao futuro incerto. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
KWACK, J. Connecting the Dots: Mapping STEAM in K–12 Education. 2014. Masters Thesis in Artand Design Education in Teaching and Learning in Art and Design. RISD, 2014.
LAND, M.H. Full STEAM Ahead: Benefits of Integrating the Arts Into STEM. Procedia Computer Science, Baltimore, MD, v.20, n. 3, p.547-552, 2013. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877050913011174 . Acesso em: 23 jan. 2019.
LEVY, F.; MURNANE, R. How computerized work and globalization shape human skill demand, IPC. Working Paper series MIT-IPC-05-006, Massachusetts Institute of Technology. 2005.
LICHT, C.N. Abordagem sistémica nos processos de Gestão Humana. Revista EAN, Bogotá, n. 74, p. 120-137, Enero - Julio 2013.
MADDEN,M. E.; BAXTER, M.; BEAUCHAMP, H.; BOUCHARD, K.; HABERMAS, D.; HUFF, M.; LADD, B.; PEARON, J.; PLAGUE, G. Rethinking STEM Education: an interdisciplinary STEAM curriculum. Procedia Computer Science, 20, p.541– 546, 2013.
MISHRA, P.; HENRIKSEN, D.; CAIN, W.; FAHNOE, C.; KERELUIK, K.; TERRY, C.; TERRY, L. A New Approach to Defining and Measuring Creativity: Rethinking Technology & Creativity in the 21st Century. TechTrends, v. 57, n. 5, p. 10-13, 2013.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
NEWTON, D.P. Moods, emotions and creative thinking: A framework for teaching. Thinking Skills and Creativity. 2013. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1871187112000454?via%3Dihub . Acesso em: 04 fev. 2019.
______ . Thinking with feeling: Fostering productive thought in the classrom. London: Routledge, 2014.
______ . NEWTON, L.D. Creativity in 21st- Century Education. Prospects, v. 44, p. 575-589, 2014.
PERIGNAT, E.; KATZ-BUONINCONTRO, J. STEAM in practice and research: An integrative literature review. Thinking Skills and Creativity, 31, p. 31–43,2019.
RIBEIRO, J. P. M. Práticas alternativas e interdisciplinares no ensino de ciências: o caso de uma disciplina eletiva. Humanidades & Inovação, revista do programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes da UNITINS, Palmas-TO, v.7, n.8, p. 55-67, Março 2020.
ROOT-BERNSTEIN, R. Arts and crafts as adjuncts to STEM education to foster creativity in gifted and talented students. Asia Pacific Education Review, v. 16, n. 2, p. 203–212, 2015.
SANTOS, S.S.C.; HAMMERSCHMIDT, K.S.A. A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin. Rev. Bras. Enferm. REBEn, Brasília, v. 65, n. 4, p. 561-5, jul./ago. 2012.
SEGARRA, V.A.; NATALIZIO, B.; FALKENBERG, C.V.; PULFORD, S.; HOLMES, R.M. STEAM: Using the Arts to Train Well-Rounded and Creative Scientists. Journal of Microbiology & Biology Education, v. 19, n. 1, p. 1-7, 2018.
STEWART, V. A classroom as wide as the world. In:JACOBS, H. H. Curriculum 21: Essential Education for a Changing World. Alexandria. VA: Association for Supervision and Curriculum Development,2010. p. 97-111.
TALJAARD, J. A review of multi-sensory technologies in a Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (STEAM) classroom. Journal of Learning Design, v. 9, n. 2, p. 46-55, 2016.
THUNEBERG, H.M.; SALMI, H.S.; BOGNER, F.X. How creativity, autonomy and visual reasoning contribute to cognitive learning in a STEAM hands-on inquiry-based math module. Thinking Skills and Creativity, v. 29, p. 153–160, Sept. 2018.
VASCONCELLOS, M.J.E. Pensamento Sistêmico: uma epistemologia científica para uma ciência novo-paradigmática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS: “Despertando a consciência para a visão sistêmica: perspectivas para o século XXI”, 1, 2005, Ribeirão Preto. Anais ... FEARP/USP de Ribeirão Preto, 2005. Disponível em:
http://legacy.unifacef.com.br/quartocbs/arquivos/14.pdf. Acesso em: 23 jan. 2019.
WATSON, A.D.; WATSON, G.H. Transitioning STEM to STEAM: Reformation of Engineering Education. Journal for Quality and Participation, v. 36, p. 1-4, 2013. Disponível em: http://asq.org/quality-participation/2013/10/bonus-article-transitioning-stem-to-steam-reformation-of-engineering-education.pdf.Acesso em: 23 jan. 2019.
WECHSLER, S.M. Avaliação da criatividade por figuras e palavras: testes de Torrance - versão brasileira. 2. ed. rev. Campinas: Lamp/ Impressão digital do Brasil. 2004.
WILMARTH, S. Five socio-technology trends that change everything in learning and
teaching. In: JACOBS, H.H.Curriculum 21: Essential education for a changing world. Alexandria. VA: Association for Supervision and Curriculum Development. 2010. p. 80-96.
YAKMAN, G. Developing STEAM Education to Improve Students' Innovative Ability - An Interview with Prof. Georgette Yakman, a Famous American STEAM Educator. Entrevista. MOOC 09-10-2016. Disponível em:
http://www.duxuan.cn/doc/26649688.htm. Acesso em 23 jan. 2019.
______ . “STEAM Education: An Overview of Creating a Model of Integrative Education”. 2008. Disponível em:
http://www.steamedu.com/html/about_steam_education.html. Acesso em: 23 jan. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).