ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL: (DES)ENCONTROS ENTRE ESTUDANTES E DOCENTES DE BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
Resumen
Este artigo tem como foco o estágio curricular na primeira etapa da educação básica. Busca relatar e discutir uma vivência no ensino superior, possibilitada pela disciplina de Estágio em Docência do Curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira de uma Instituição de Ensino Superior de Fortaleza-CE. A atividade foi desenvolvida no componente Estágio em Educação Infantil, pertencente à Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da mesma instituição. A análise dos dados construídos, à luz, principalmente de Vigotski (1988 e 2001), Ostetto (2012) e Oliveira-Formosinho (2007), possibilitou reflexões sobre as relações entre os estagiários e as professoras das unidades concedentes, evidenciando encontros e desencontros nesses contextos. A vivência no estágio contribuiu, sobretudo, com a construção, pelos sujeitos envolvidos, de importantes competências docentes, como as de ver e ouvir o outro de modo atento, respeitoso e solícito, questionando e buscando sentidos.
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