DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DEGRADAÇÃO HUMANA
Resumen
O presente trabalho faz uma leitura dos autores Jessé Souza, Richard Sennett e Zygmunt Bauman. Simula uma conversa entre estes três autores que embora tragam obras distintas convergem suas ideias em muitos pontos. Discorre sobre o efeito que o sistema capitalista faz no regramento social e como isso incide sobre o caráter, a integridade e a honra das pessoas, sobretudo no que diz respeito às relações de trabalho. Além disso, o foco também é discutir os impactos dos ideários de desenvolvimento e crescimento econômico na desregulação do trabalho, na flexibilização e no modelo de desenvolvimento regional.
Citas
__________. Los Retos de la Educación en la Modernidad Liquida. Barcelona: Gedisa, 2007.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 5/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de junho de 2012, Seção 1, p. 7.
CASTELHANO, L.M. O medo do desemprego e a(s) nova(s) organizações de trabalho. In: Psicologia & Sociedade; 17 (1): 17-28, 2005.
CASTORINO, A. Sobre ensinar a sonhar. Revista Humanidades e Inovação v.6, n.10: 404 - 408, 2019.
FLEURI, R.M. Educação Popular e Universidade. Contradições e perspectivas emergentes nas experiências de extensão universitária em educação popular da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (1978-1987). Florianópolis: NUP/CED/UFSC. 233p, 2001.
GILLEY, K. A alquimia do medo. São Paulo. Cultrix, 1999.
HENRIQUES, R. Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Cadernos Secad 3. Ministério da educação. Brasília, 2007
LUNA, L. O Negro na luta contra a escravidão. Rio de Janeiro. Leitura, 1968.
SECHHI, D. Ameríndia: Tecendo os Caminhos da Educação Escolar.. Cuiabá. Secretaria de Estado de Educação/Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso, 1998.
SENNETT, R. O Declínio do Homem Público: as tiranias da intimidade. Trad. Lygia Araújo Watanabe. São Paulo. Companhia das Letras, 1999.
____________. A corrosão do caráter – conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. 8ª Ed. Rio de Janeiro. Record, 2004.
____________. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.
____________. Juntos: rituales, placeres y política de cooperación. Trad. Marco Aurelio Galmarini, Barcelona. Anagrama, 2003.
SOUZA, J. A Elite do Atraso: Da Escravidão à Lava Jato. São Paulo. Editora Leya, 2017.
TORO, R. Biodanza. São Paulo. Olavobrás / EPB, 2002.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes, 1987.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).