REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) DOCENTE(S) DE PROFESSORES QUE NÃO REALIZARAM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Palavras-chave: Professor não licenciado. Identidade docente. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Neste trabalho, discutimos alguns aspectos da formação dos docentes não licenciados (bacharéis e tecnólogos) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Com o objetivo de conhecer as perspectivas teóricas que analisam a constituição da(s) identidade(s) docente(s) destes professores, sobretudo, no que diz respeito ao conhecimento pedagógico. Trata-se de uma investigação qualitativa, de cunho bibliográfico que buscou através da Análise Categorial Temática uma melhor compreensão dos conceitos que orbitam o campo da formação dos professores bacharéis e tecnólogos. Por fim, pretendemos contribuir com as discussões em torno da formação pedagógica dos professores não licenciados, ressaltando a realidade da EPT, no que se refere aos Institutos Federais.

Biografia do Autor

Ana Paula Alves, Instituto Federal Farroupilha

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Instituto Federal Farroupilha. 

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal Farroupilha

Doutor em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor efetivo do Instituto Federal Farroupilha e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). 

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Publicado
2021-07-22