APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA EM UM CONTEXTO ACADÊMICO COM FOCO NA IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS EVADIDOS E NÃO EVADIDOS

Palavras-chave: Evasão Escolar. Mineração de Dados Educacionais. Aprendizagem de Máquina. Inovação em Gestão Educacional.

Resumo

A evasão escolar é um dos principais problemas causadores de prejuízos às Instituições de Ensino Superior e a utilização de modelos de predição podem subsidiar decisões para minimização dos prejuízos. Nesse contexto, este trabalho avalia se é possível empregar algoritmos de aprendizado de máquina para gerar modelar o padrão de evasão, a partir de dados de registro acadêmico. Esta hipótese foi validada através de um estudo de caso, usando os dados acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins. Os resultados alcançados pelos experimentos indicaram que a metodologia adotada neste trabalho foi capaz de classificar com elevado grau de confiança os alunos em situação de evasão e de não evasão.

Biografia do Autor

Leandra Cristina Cavina Piovesan Soares, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação. Instituição de vinculação: Universidade Federal do Tocantins.

Robson Aparecido Ronzani, Universidade Federal do Tocantins

Especialização em sistemas de apoio a decisão (em andamento). Universidade Federal do Tocantins.

Rafael Lima de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação.  Universidade Federal do Tocantins. 

Alexandre Tadeu Rossini da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação. Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado
2020-05-22