DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER: OS ACAMPAMENTOS ESCOLARES E A SISTEMATIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR (1961-1964)

Resumen

Pensar a educação popular no Brasil inevitavelmente nos leva aos anos 1960. Embora diversas iniciativas voltadas às camadas populares já fossem pensadas desde o século XIX, a partir dos anos 1960 essa discussão se amplia e passa a considerar aspectos da cultura popular e das questões sociais inerentes às camadas economicamente desfavorecidas em nosso país. Diante desse cenário, surgiu em Natal a Campanha de combate ao analfabetismo intitulada “De pé no chão também se aprende a ler”. Neste trabalho traremos um pequeno recorte acerca da Campanha, com o objetivo de apresentar de que forma foram pensados e sistematizados seus acampamentos escolares, as práticas de ensino neles presentes e o espaço assegurado à cultura popular.

Biografía del autor/a

Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto, UFRN

Doutora em Educação (PPGED/UFRN). Mestra em História (PPGH/UFRN). Professora do Departamento de Práticas Educacionais, na área de Didática e Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPEC/UFRN), Campus Natal.

Citas

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Publicado
2020-07-07