DE PÉ NO CHÃO TAMBÉM SE APRENDE A LER: OS ACAMPAMENTOS ESCOLARES E A SISTEMATIZAÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR (1961-1964)

Palavras-chave: Ensino. Cultura popular. Educação Popular. Alfabetização. Acampamentos escolares.

Resumo

Pensar a educação popular no Brasil inevitavelmente nos leva aos anos 1960. Embora diversas iniciativas voltadas às camadas populares já fossem pensadas desde o século XIX, a partir dos anos 1960 essa discussão se amplia e passa a considerar aspectos da cultura popular e das questões sociais inerentes às camadas economicamente desfavorecidas em nosso país. Diante desse cenário, surgiu em Natal a Campanha de combate ao analfabetismo intitulada “De pé no chão também se aprende a ler”. Neste trabalho traremos um pequeno recorte acerca da Campanha, com o objetivo de apresentar de que forma foram pensados e sistematizados seus acampamentos escolares, as práticas de ensino neles presentes e o espaço assegurado à cultura popular.

Biografia do Autor

Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto, UFRN

Doutora em Educação (PPGED/UFRN). Mestra em História (PPGH/UFRN). Professora do Departamento de Práticas Educacionais, na área de Didática e Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPEC/UFRN), Campus Natal.

Referências

AQUINO, F. M. S.; PINHEIRO, R. A. A materialidade dos acampamentos escolares e a cultura popular na ‘Campanha de pé no chão também se aprende a ler’. History of Education in Latin America–HistELA, v. 1, e16405, 2018.

AQUINO, F. M. S. O cotidiano da formação de professores da Campanha de pé no chão também se aprende a ler. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRN, Natal, 2015.

AUTOR. Os acampamentos da campanha “De pé no chão também se aprende a ler” e as relações dialógicas com a comunidade local. Tese (Doutorado em Educação) – UFRN, Natal, 2018.

CARVALHO, J. M.. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CARVALHO, M. E. G.. Memórias da campanha “De pé no chão também se aprende a ler”: 1961-1964 (o testemunho dos participantes). Tese (Doutorado em Educação) – UFRN, Natal, 2000.

FOTOGRAFIAS DA CAMPANHA “DE PÉ NO CHÃO”. Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: 20 fev. 2018.

GERMANO, J. W. Lendo e aprendendo: a campanha De pé no chão. São Paulo: Cortez, 1982.

GÓES, M. Moacyr de Góes: depoimento [2015]. Entrevistador: Roberto Monte. Entrevista concedida ao Centro de Direitos Humanos do RN. Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: 10 fev 2018.

GÓES, M. De pé no chão também se aprende a ler (1961-1964): uma escola democrática. 3. ed. Natal: Palumbo, 2010.

______. (Org.). 2 Livros de Djalma Maranhão no exílio. Natal: Artprint, 2000.

LUCENA, M. Maria Diva Lucena: depoimento. Natal: NUHMEJA-RN. 101 min. WAV. Entrevistadores: Francisco Alves da Costa e Rosa Aparecida Pinheiro. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos - RN. Disponível em: http://nuhmeja.ce.ufrn.br/site/campanha_entrevistas_videos.html. Acesso em: 10 fev 2018.

RIBAMAR, José. José Ribamar: depoimento [set. 2011]. Entrevistadora: Fernanda Aquino e Marisa Sampaio. Natal: NUHMEJA-RN, 2011. 110 min. WAV. Entrevista concedida ao Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos - RN.

RÓSA, I. Ivoneide Rósa: depoimento [fev. 2000]. Entrevistadora: Maria Elizete Guimarães Carvalho. Natal. 2000.

RODRIGUES, W. O currículo escolar aumentando desigualdades sociais: o caso da educação pública brasileira. Revista Humanidades e Inovação. v.6, n.18, 2019.

Publicado
2020-07-07