O ENSINO DE LINGUÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE EMPODERAMENTO EM CONTEXTOS TRANSCULTURAIS
Resumen
Este texto relata minha experiência como monitor num tema contextual da grade curricular do curso de Licenciatura Intercultural de Formação de Professores(as) da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma licenciatura a fim de formar professores indígenas, cujo diferencial, dentre outros, é o ensino a partir de uma perspectiva transcultural, o qual, em linhas gerais, respeita as especificidades culturais de cada etnia (como suas ciências, seus conhecimentos tradicionais, sua realidade cultural, sua história de vida, seus compartilhamentos de experiências, a visão de mundo, a produção coletiva de saberes etc.) e, assim, não se filia às práticas de conhecimento fragmentadas e reprodutivas das quais o ocidente se tem valido. Neste sentido, também discutimos o ensino de Linguística como forma de empoderamento dos alunos da Licenciatura Intercultural no que se refere a contextos de relações em que se predomina o aspecto transcultural de ensino e aprendizagem.
Citas
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