EDUCAÇÃO AMBIENTAL HOLÍSTICA: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES AMAZÔNICOS AMAPAENSES, MACAPÁ, AMAPÁ

Resumen

Este artigo objetiva analisar as percepções dos discentes em anos finais do curso de ciências naturais da Universidade do Estado do Amapá sobre sustentabilidade, interdisciplinaridade e transversalidade para a efetivação de uma Educação Ambiental (EA) holística. A pesquisa pauta-se em um estudo de caso e na abordagem qualitativa, com o desenvolvimento das seguintes etapas: 1) levantamento bibliográfico; 2) sessões de Grupo Focal; 3) análise qualitativa. Os resultados apontam que os acadêmicos conhecem o termo sustentabilidade, mas possuem dificuldade de contextualizá-lo, enquanto que a interdisciplinaridade e a transversalidade na EA ainda são um desafio, pois para a maioria dos pesquisados apresentam-se como conceitos novos. Logo, a predominância de uma visão fragmentada da EA na formação inicial, compromete a formação de educadores ambientais e consequentemente uma práxis educativa pautada na formação de sujeitos ecológicos e na complexidade da EA na contemporaneidade.

Biografía del autor/a

Robson da Costa Ferreira, Universidade do Estado do Amapá

Graduado em Licenciatura em Ciências Naturais, Universidade do Estado do Amapá.

Raimunda Kelly Silva Gomes, Universidade do Estado do Amapá

Doutora em Educação, Universidade do Estado do Amapá.

Citas

ANDRADE, Marcelo; AMORIN, Viviane Menezes de. Grupo focal: a pesquisa com foco na interação dos sujeitos. In: MARCONDES, Maria Inês; TEIXEIRA, Elizabeth; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. (Org). Metodologias e técnicas de pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2010, 108 p.

BARTH, Matthias; RIECKMANN, Marco. Academic staff development as a catalyst for curriculum change towards education for sustainable development: an output perspective. Journal of Cleaner Production, vol. 26. P.28-36, 2012.

BATISTA, Maria do Socorro da Silva; RAMOS, Maria da Conceição Pereira. Desafios da Educação Ambiental no ensino superior – das políticas às práticas no Brasil e em Portugal.2011. Disponível em: http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0356.pdf. Acesso em: 05 mai. 2017.

BELLENGER, Danny N. et al. Qualitative Research in Marketing. Chicago: American Marketing Association, 1976. p. 7-28.

BORGES, Camila Delatorre.; SANTOS, Manoel Antônio dos. Aplicações metodológicas da técnica de Grupo Focal: fundamentos metodológicos, potencialidades e limites. Ribeirão Preto: Rev. SPAGESP, v.6, n.1, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 15 de Junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF, 15 jun. 2012.

______ . Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Naturais. Brasília, 1998.

______ . Parâmetros curriculares nacionais (MEC). Brasília: MEC/SEF, 1997a.

______ . Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997b. 146p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 28 abr. 2019.

BUSNARDO, Flávia; LOPES, Alice Casimiro. Os discursos da comunidade disciplinar de ensino de biologia: circulação em múltiplos contextos. Ciência & Educação, n. 1, v. 16, p. 87102, 2010.

CAPRA, Fritjof. Falando a linguagem da natureza: Princípios da sustentabilidade. In: STONE, Michael K.; BARLOW, Zenobia. (Org.). Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: CULTRIX, 2006. 46-57 p.

FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: um olhar sobre as pesquisas em Educação em Ciências. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.1, p.155-176, maio 2012.

FERREIRA, Franchys Marizethe Nascimento Santana; HAMMES, Care Cristina; AMARAL, Kelly Cebelia das Chagas do. Interdisciplinaridade na formação de professores: rompendo paradigmas. Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 4, p. 62-76, dez. 2017. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/deaint/article/view/5173/4066. Acesso em: 05 mai. 2019.

FLICK, Uwe. Introdução a pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. Porto Alegre, 3º edição: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALLO, Sílvio. Transversalidade e Meio ambiente. Ciclo de Palestras sobre Meio Ambiente - Programa Conheça a Educação do CIBEC/INEP- MEC/SEF/COEA, 2001.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília-DF: Líber livro, 2005.

GOMES, Raimunda Kelly Silva. Educação Ambiental: saberes e percepções socioambientais dos docentes de uma escola ribeirinha do assentamento agroextrativista do Anauerapucu, Santana-AP. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, 2017.

JACOBI, Pedro Roberto; TRISTAO, Martha; FRANCO, Maria Isabel Gonçalves Correa. A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento. Cad. CEDES [online]. 2009, vol.29, n.77, pp.63-79. ISSN 0101-3262. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622009000100005.

KLEIN, Julie Thompson. Creating Interdisciplinary Campus Cultures: A Model for Strengthand Sustainability. San Francisco: Jossey Basswith AACU, 2010. Disponível em: https://www.overdrive.com/media/327129/creating-interdisciplinary-campus-cultures. Acesso em: 30 abr. 2019.

______ . Ensino Interdisciplinar Didática e Teoria. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.) Didática e Interdisciplinaridade. Campinas, SP: Papirus, 1998. Cap. 6.

LATTUCA, Lisa R. Creating interdisciplinarity: interdisciplinar research and teaching among college and university faculty. Nashville: Vanderbilt University Press, 2001.

LEFF, Enrique. Discursos Sustentáveis. Tradução Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2010.

______ . Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: REIGOTA, Marcos. (Org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

MATIAS, Virgínia Coeli Bueno de Queiroz. A transversalidade e a construção de novas subjetividades no currículo escolar. Currículo sem Fronteiras, n.1, v.8, p.62-75, 2008.

MERTON, Robert K. et al. The focused interview. Glencoe: Free Press, 1956.

MORALES, Angélica Gois Müller. A formação dos profissionais educadores ambientais e a universidade: trajetórias dos cursos de especialização no contexto brasileiro. Curitiba: Educar, n. 34, p. 185-199, 2009.

MORGAN, ‎David L.; KRUEGER, Richard A. (eds). The focus group kit. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.

SILVA, Sidney Reinaldo da; PABIS, Nelsi Antonia; PORTELA, Simone Vosne; DONDÉ, Rosmary Perin. Formação de professores e sustentabilidade: uma Abordagem do governo lula. In: XI Congresso nacional de educação, 11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: EDUCERE, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8676_6713.pdf. Acesso em: 04 mai. 2019.

TORRES, Juliana Rezende; FERRARI, Nadir; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa. Educação ambiental crítico transformadora no contexto escolar: teoria e prática Freireana. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; TORRES, Juliana Rezende. (Org.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014.

WELLER, Wivian. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes: aportes teóricos-metodológicos e analise de uma experiência com o método. Educação e pesquisa, n. 2, v. 32, p. 241-260, 2006.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi - 2. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado
2020-11-24
Sección
Artigos