PARA ALÉM DE UMA VISÃO DOMINANTE SOBRE AS CRIANÇAS PEQUENAS: GRAMÁTICAS CRÍTICAS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Resumen

Procura-se, neste artigo, fazer um questionamento sociopolítico e educativo do trabalho que se faz em creche, a partir dos direitos da criança. De modo a balizar a análise, com base numa matriz interdisciplinar, procuro numa primeira parte refletir acerca das narrativas hegemónicas sobre a educação de infância com especial enfoque na creche; segue-se a identificação de três tensões na relação entre os direitos da criança e a educação de infância: (des)conhecimento ou os sentidos múltiplos atribuídos aos direitos da criança pelos/as profissionais de educação; a armadilha do discurso entre direitos e deveres; a identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar. Por último, procuro mapear os principais eixos de uma conceção crítica de educação de infância.

Biografía del autor/a

Catarina Tomás, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

Sociológa. Doutorado em Estudos da Criança, Sociologia da Infancia.

Investigadora do CICS.NOCA.UMINHO e docente do Institutio Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

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Publicado
2017-05-16