CULTURA DE MOVIMENTO E SAÚDE NOS SABERES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS À FORMAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES(AS)

Palavras-chave: Currículo. Representações sociais. Aluno(a).

Resumo

Neste trabalho temos como objetivo identificar representações sociais dos(as) ingressantes em cursos de licenciatura em educação física sobre os saberes escolares que os(as) estudantes devem aprender na educação básica. O método utilizado nesta pesquisa qualitativa foi entrevista semiestruturada com 20 alunos(as) do primeiro ano de uma universidade privada na cidade de São Paulo. As entrevistas foram gravadas e transcritas para análise de conteúdo. Observamos que a nova geração de professores(as) de educação física não possui mais a ideia de que o foco da disciplina está no saber fazer. Embora não descrevam com propriedade teórico-metodológica suas concepções sobre os saberes escolares, eles(as) iniciam o curso acreditando que a educação física não se resume ao ensino do esporte, mas à aprendizagem de conhecimentos, além de contribuir para a formação social. Concluímos que há expectativa de que a licenciatura estimule a reflexão crítica e permita identificar quais saberes devem constituir o currículo escolar.

Biografia do Autor

Gabriel de Souza Simões, Universidade São Judas Tadeu

Graduado em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu.

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutor em Educação, Universidade Federal do Ceará.

Luciana Venâncio, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Educação, Universidade Federal do Ceará.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física, Universidade São Judas Tadeu.

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Publicado
2020-05-22