QUILOMBO E UNIVERSIDADE: RESSONÂNCIAS EDUCACIONAIS, DIALOGIAS ENTRECRUZADAS E ECOLOGIA DE SABERES NO PRESENTE HISTÓRICO
Resumen
Objetivou-se dialogar sobre ressonâncias educacionais decorrentes de extensão universitária em comunidades quilombolas no tempo presente, no Paraná e na Bahia. Reflexões baseadas na perspectiva educacional do Projeto de Extensão “Pertencimento e criação de saberes” da UNIRB Alagoinhas/BA, Projeto de Extensão “Memórias na Escola, Memórias na Universidade” da UFPR – litoral e ACCS Artes do Corpo e educação: criar, resistir e transformar da FACED/UFBA. A partir do conceito ampliado de comunidade remanescente, perspectivou-se compreender possíveis reverberações educacionais de propostas interculturais presentes nestes projetos. Esta é uma pesquisa histórica do tempo presente, baseada em documentos produzidos a partir dos respectivos projetos. Das conclusões possíveis, ressalta-se a promoção de uma convivência ativa de saberes que convergem na possibilidade de criar outra lógica epistêmica na universidade. Esta ecologia de saberes oportuniza diálogos entre os saberes humanísticos e científicos produzidos pelas universidades e os saberes tradicionais provindos da cultura quilombola, em uma perspectiva intercultural.
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