QUILOMBO E UNIVERSIDADE: RESSONÂNCIAS EDUCACIONAIS, DIALOGIAS ENTRECRUZADAS E ECOLOGIA DE SABERES NO PRESENTE HISTÓRICO

Resumen

Objetivou-se dialogar sobre ressonâncias educacionais decorrentes de extensão universitária em comunidades quilombolas no tempo presente, no Paraná e na Bahia. Reflexões baseadas na perspectiva educacional do Projeto de Extensão “Pertencimento e criação de saberes” da UNIRB Alagoinhas/BA, Projeto de Extensão “Memórias na Escola, Memórias na Universidade” da UFPR – litoral e ACCS Artes do Corpo e educação: criar, resistir e transformar da FACED/UFBA. A partir do conceito ampliado de comunidade remanescente, perspectivou-se compreender possíveis reverberações educacionais de propostas interculturais presentes nestes projetos. Esta é uma pesquisa histórica do tempo presente, baseada em documentos produzidos a partir dos respectivos projetos. Das conclusões possíveis, ressalta-se a promoção de uma convivência ativa de saberes que convergem na possibilidade de criar outra lógica epistêmica na universidade. Esta ecologia de saberes oportuniza diálogos entre os saberes humanísticos e científicos produzidos pelas universidades e os saberes tradicionais provindos da cultura quilombola, em uma perspectiva intercultural.

Biografía del autor/a

Thais de Jesus Ferreira, UFBA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Centro Universitário UNIRB/Alagoinhas. 

Maria Cecília de Paula Silva, UFBA

Pós-doutora bolsista CAPES em Sociologia e Antropologia, Université de Strasbourg, França (2015-2016). Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e docente da Graduação FACED/UFBA. 

Citas

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Publicado
2020-05-07