CIEJA PERUS I E A INTERAÇÃO CULTURAL ENTRE BRASILEIROS E HAITIANOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência de integração entre estudantes brasileiros e haitianos, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos- CIEJA Perus I, escola situada na periferia de São Paulo. O CIEJA Perus I é a escola com maior número de imigrantes haitianos na cidade de São Paulo, chegando a aproximadamente 700 matrículas. Neste sentido, há toda uma preocupação pedagógica e administrativa para atendê-los com qualidade. Percebe-se que por questões políticas e estruturais, muitos haitianos deixam seu país de origem e buscam melhorias de vida em outros territórios. O CIEJA Perus I tornou-se o lugar onde acolhe essas pessoas, formando uma rede de convivência, dessa forma, é preciso muito mais do que acolhê-los, mas também os inserir no contexto escolar e promover aprendizagens a partir das diversas culturas, costumes e línguas. A metodologia da pesquisa utilizada é a descritiva qualitativa, baseada no levantamento bibliográfico sobre a temática, evidenciando como se dá a interação cultural entre brasileiros e haitianos no espaço escolar, observando as diretrizes da proposição de políticas públicas de inclusão, acolhimento e reparação social.
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