A A MENTORIA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PREPARATÓRIA PARA INGRESSO NO MUNDO DO TRABALHO

Palavras-chave: Mentoria. Educação profissional. Secretariado. Mundo do trabalho.

Resumo

Este artigo tem como finalidade discorrer sobre a mentoria como ferramenta preparatória de ingresso no mundo do trabalho para os estudantes das modalidades da educação profissional em Secretariado do Instituto Federal de Brasília (IFB). Os objetivos deste trabalho são: criar um programa de mentoria para os estudantes de Secretariado do IFB; verificar se a mentoria recebeu aceitação nos cursos de Secretariado; e avaliar se os estudantes consideram a mentoria uma ferramenta preparatória de ingresso no mundo do trabalho. Para compreender essas questões, estudou-se autores como Oliveira (2012), Alves (2012), Freire (2018), Lotz e Gramms (2014), etc. Realizou-se pesquisa quantitativa, por meio de levantamento feito com questões baseadas na escala de Likert; e qualitativa, na qual se utilizou entrevista semiestruturada, cuja análise foi descritiva, constatando, entre outros aspectos, que planejar a carreira deve ser um exercício inerente à formação dos estudantes no âmbito da educação profissional em Secretariado.

Biografia do Autor

Marcela Silva da Conceição Brito, Instituto Federal de Brasília - IFB

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT / IFB.

Marcos Ramon Gomes Ferreira, Instituto Federal de Brasília - IFB

Professor no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFB. Doutor em Comunicação (UnB) e Mestre em Cultura e Sociedade (UFMA).

Referências

ALVES. R. Conversas com quem gosta de ensinar. 14. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 16. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

BARATO, J. N. Educação profissional: saberes do ócio ou saberes do trabalho?. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

BLANCHARD, K.; DIAZ-ORTIZ, C. O mentor-minuto: como encontrar e trabalhar com um mentor e as vantagens deste relacionamento. 1. ed. Rio de Janeiro: Best Business, 2018.

BRASIL. Lei n. 7.377, de 30 de set. de 1985. Dispõe sobre o Exercício da Profissão de Secretário, e dá outras Providências. Brasília, DF, set 1985.

BRASIL. Lei n. 9.261, de 10 de jan. de 1996. Altera a redação dos incisos I e II do art. 2º, o caput do art. 3º, o inciso VI do art. 4º e o parágrafo único do art. 6º da Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985. Brasília, DF, jan 1996.

BRITO, M. Secretariado intercultural: como auxiliar empresas e profissionais em negócios no exterior. São Caetano do Sul-SP: Lura Editorial, 2015.

CHIAVENATO, I. Coaching & mentoring: construção de talentos nas organizações - as novas ferramentas da gestão de pessoas. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

COSTA, I.; CAMPOS, A. Carreira, vivência e construção de si. In: BALASSIANO, Moisés; COSTA, Isabel S. A. Gestão de carreiras: dilemas e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FUJITA, W. O executivo e o samurai: dia de mestre, um mentor faz toda a diferença. In: SITA, M.; WUNDERLICH, M. (Orgs). Coaching & mentoring foco na excelência: saiba como ultrapassar a barreira do comum e vencer na vida pessoal e profissional. São Paulo: Editora Ser Mais, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIORNI, S. Secretariado: uma profissão. Belo Horizonte: Editora Quantum Projetos Ltda – ME, 2017.

GOMES, A. P. C. Z. et al. Coaching e mentoring. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.

MAIA, F. L. OLIVEIRA, V. S. de. Secretariado em pauta: técnicas de assessoria e métodos de organização.

Publicado
2020-05-07