DA HEGEMONIA DO CONHECIMENTO A ECOLOGIA DE SABERES: UM DIÁLOGO COM UNIVERSIDADE DA MATURIDADE – UMA

  • Silvanis dos Reis Borges Pereira Universidade Estadual do Tocantins - Unitins
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-7341-7099
  • Luiz Sinésio Silva Neto Universidade Federal do Tocantins
  • Neila Barbosa Osório Universidade Federal do Tocantins

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão sobre os diálogos entre a valorização dos saberes dos velhos pela educação ofertada na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins – UMA, e os vários saberes em uma perspectiva pós-abissal. É uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e, como teoria basilar, utilizou-se a concepção de Souza Santos, Boaventura (2007) sobre a Ecologia dos Saberes, em que, no mundo, há multiplicidades de culturas com distintas formas de produzir saberes que guiam as atividades humanas sociais, culturais e produtivas. Concluiu-se que a Universidade da Maturidade da UFT – UMA está à frente em sua concepção de ensino em relação a muitas instituições de ensino que ainda estão presas ao pensamento abissal. A UMA trouxe a ecologia dos saberes para dentro da instituição, deixando concepções e metodologias embasadas na racionalidade cognitivo-instrumental em suas práticas de ensino, reestrumentalizando por meio da valorização dos múltiplos saberes não formais as maneiras de construção do conhecimento dos velhos.

Biografía del autor/a

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia e Educação Religiosa, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. 

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997), Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Educação pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins, professor e orientador nos Programas de Mestrados Acadêmico e Profissional em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena. 

Luiz Sinésio Silva Neto, Universidade Federal do Tocantins

Doutor Docente Adjunto do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins – UFT, coordenador e docente do Programa Universidade da Maturidade - UMA, Líder do Grupo de Pesquisa Pro-gero - Envelhecimento Humano. 

Neila Barbosa Osório, Universidade Federal do Tocantins

Pós Doutora Professora Associada do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Coordenadora Nacional da Universidade da Maturidade. Pesquisadora membro dos Grupos de Pesquisa Pro-gero e História, historiografia e fontes de pesquisa em educação. 

Citas

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Publicado
2022-08-09
Sección
Artigos